Dicas preciosas para evitar cabelos oleosos nos dias muito quentes

Renata Souza, hair-stylist do SpaDios, sugere práticas para ajudar no controle do sebo

Manaus – Éfato: a oleosidade aumenta com as altas temperaturas. Durante os dias de mais calor, o sebo é produzido em maior quantidade devido ao calor e também da exposição aos raios solares. Resultado: raiz carregada, com aspecto comprometido e pontas secas.

“O corpo produz mais sebo para proteger a pele do sol e para manter a hidratação. Por isso, quem sofre com oleosidade excessiva nos fios deve redobrar os cuidados nos dias de calor mais intenso”, destaca Renata Souza, do SpaDios, que indica cinco práticas para contornar o problema e manter os cabelos limpos, saudáveis e hidratados mesmo com o calor intenso.

1. Cuidado com a temperatura

A água quente do banho, bem como o calor de eletroportáteis como secadores, é capaz de estimular o trabalho das glândulas sebáceas, deixando os fios mais oleosos e com tendência a caspa e seborreia.

2. Invista na delicadeza

Na hora da lavagem, cuidado com a pressão e o movimento brusco e intenso para não acabar estimulando a produção de sebo em vez de promover uma limpeza local potencializada.

3. Cuidado!

Embora o uso de chapéu, boinas e lenços ajudem na proteção contra o sol, esses acessórios impedem a ventilação do couro cabeludo, intensificando a produção da oleosidade.

4. Produtos corretos

Opte por xampus e condicionadores adstringentes e com pH neutro. Aqueles formulados com ingredientes naturais são uma ótima opção, como o de pitanga, por exemplo, para regular a oleosidade. “Passe longe de produtos muito hidratantes e emolientes”, indica Renata.

5. Atenção ao couro cabeludo

Tratamentos que desintoxicam a região são capazes de ajudar no controle da oleosidade já que promovem uma limpeza profunda, removendo a sujidade e vestígios de produtos que contribuem para o problema.

Anúncio