Montagem carioca marca a estreia do festival ‘Mova-se’, no Teatro Amazonas

‘À Margem’, de Tiago Oliveira, será encenada a partir das 20h, com entrada gratuita

Manaus – Nesta sexta-feira (20), começa oficialmente a programação do 10º Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios, com a apresentação do espetáculo ‘À Margem’ (RJ), do coreógrafo e bailarino Tiago Oliveira. A apresentação será realizada no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, Centro), às 20h, com entrada gratuita.

Fabiana Nunes assina a direção dramatúrgica ao lado de Tiago Oliveira, e a montagem aborda a questão “Como esses corpos negros, independente do caminho que cada um passou, é recebido aonde chega?”.

A programação do ‘Mova-se’ será apresentada até domingo (22), distribuída no Teatro Amazonas, Casarão de Ideias e Largo de São Sebastião (Foto: Divulgação)

‘À Margem’ conta com três artistas negros em cena, cada um advindo de uma estética artística diferente: o idealizador Tiago Oliveira é oriundo da dança contemporânea, Bruno Duarte das danças urbanas e Jhonatta Vicente é DJ que atua em performances sonoras e visualidades.

Intervenções

Antes da abertura oficial, serão apresentadas intervenções urbanas no entorno do Teatro Amazonas, às 17h. A primeira montagem será ‘Jamais Fomos Modernos’, da Panorando Produções (AM). Dirigido por Fabio Moura e produzido por Kelly Vanessa, ‘Jamais Fomos Esquecidos’ traz uma reflexão sobre a morte do passado e a relação onde existe uma corrente de sociólogos modernos que apontam como as relações humanas estão passando por um ponto de decadência.

MovaseZinho

A programação dedicada ao público juvenil começa às 16h. O ‘MovaseZinho’ apresenta o espetáculo “A Noite Iluminada” (ES), produzido e interpretado pelo casal argentino Lucia Rezner, dançarina, e Esteban Bisio, músico. Por meio de canções, danças, poemas e diálogos curtos, é narrada a história de um menino que não gostava da escuridão. Com o surgimento de Negra, uma garota fantástica, ele consegue perder o medo da noite e descobre toda a beleza que nela habita.

Mova-se na Rua

A disputa pelo melhor estilo de dança urbana do ‘Mova-se na Rua’, começa às 17h, com 16 duplas que vão disputar o troféu e a premiação em dinheiro, e ainda uma vaga para representar o Amazonas em um festival de dança, a ser definido pela coordenação do festival. O segundo lugar ganhará a premiação no valor de R$ 1 mil e troféu.

A ‘Batalha All Style’ é uma variedade da dança de rua que utiliza o improviso e se popularizou com a cultura do sound system, quando dois DJs disputavam nas pick-ups quem animava mais nas ruas das periferias nos EUA. Eles também assumiam o papel de MCs, e no microfone defendiam seu som, disputando para ver quem atraía mais curiosos.

O júri que escolherá as duplas vencedoras da ‘Batalha All Style’ é formado por Camila Bil (SP), Bia Monteiro (RJ) e Marcelo Negrão (MG).

Camila começou nas danças urbanas aos 10 anos de idade, e integrou o grupo Freestyles DS, onde conheceu Rodstyle, que desde então foi seu mentor e professor. Bia é uma profissional em danças urbanas que começou sua trajetória em 2000 e é representante brasileira na companhia francesa A Part Etre. E o mineiro Marcelo é pesquisador e dançarino de danças urbanas há 13 anos.

O 10º Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Banco da Amazônia e o apoio cultural do Governo do Estado do Amazonas e Prefeitura Municipal de Manaus por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Manauscult) e do Prêmio Conexões Culturais 2018. A realização é do Casarão de Ideias e Cia. de Ideias.

Outras informações pelo telefone (92) 3633-4008.

PROGRAMAÇÃO

10º Mova-se Festival de Dança: Solos, Duos e Trios

Onde: Casarão de Ideias, Teatro Amazonas e Largo de São Sebastião

Quando: até 22/9

Entrada: gratuita

PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira (20/9)

Oficina

Casarão de Ideias (Rua Barroso, 279, Centro)

14h – ‘A Dança de um Corpo-Bonsai’, com Zé Reis (PI)

Movasezinho (Categoria juvenil)

Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião, Centro)

16h – Espetáculo ‘A Noite Iluminada’ (ES)

Intervenções Urbanas

17h – UEA e escadarias do Teatro Amazonas

Espetáculo ‘Jamais Fomos Modernos’ (AM)

17h30 – Largo de São Sebastião

Batalha 2 vs 2

18h – Largo de São Sebastião

Abertura oficial

Teatro Amazonas

20h – Espetáculo ‘À Margem’ (RJ)

Sábado (21/9)

Oficina

Casarão de Ideias

14h – ‘Música e dança na ficção Processo criativo de construção da peça A Noite Iluminada’, com Cia. Junco (ES)

Intervenções Urbanas

17h – UEA e Largo de São Sebastião

Batalha 2 vs 2

18h – Largo de São Sebastião

Espetáculo ‘Enlugar’ (AM)

20h – Largo de São Sebastião

Tarja preta

Casarão de Ideias

22h – Espetáculo ‘Frango’ (DF)

Domingo (22/9)

Oficina

Casarão de Ideias

15h – ‘Qual a importância do Krump em uma oficina?’, com Camila Bill

Intervenções urbanas

Largo de São Sebastião

18h – ‘Morte e vida (ainda) mais Severina’ (SP) e ‘Arena’

Encerramento

Teatro Amazonas

19h – Espetáculo ‘A última luz que vi’ (AM)

Anúncio