Mostra de cinema e minicurso abordam a obra de ‘Trinh T. Minh-ha’

Ainda pouco conhecida no Brasil, Trinh T. Minh-ha é uma artista e intelectual vietnamita que transita entre diferentes campos disciplinares

Manaus – Nos dias 20 e 21 de agosto, das 14h às 17h, o Palacete Provincial recebe o evento ‘O cinema de Trinh T. Minh-ha’, dedicado à cineasta vietnamita, radicada nos Estados Unidos desde os anos 1970.

Ainda pouco conhecida no Brasil, Trinh T. Minh-ha é uma artista e intelectual que transita entre diferentes campos disciplinares (Foto: Reprodução)

Sua carreira contabiliza filmes, instalações e exposições que circularam por alguns dos mais importantes festivais de cinema e exposições artísticas, como o festival ‘Cinéma Du Réel’, dedicado ao cinema documentário, que ocorre anualmente na França, e a mostra de arte contemporânea ‘Documenta’, que ocorre a cada cinco anos na cidade de Kassel, na Alemanha, entre vários outros. Ela é também uma importante teórica no campo dos estudos feministas e pós-coloniais, com diversos livros publicados sobre os temas. É professora nos departamentos de Retórica e de Estudos de Gênero na Universidade da Califórnia em Berkeley, uma das mais importantes e prestigiadas do mundo.

Seus filmes dialogam com vários domínios e tradições cinematográficas, do etnográfico ao narrativo, passando pelo documentário e pelo experimental, desafiando suas convenções e seus cânones.

O evento conta com uma mostra de alguns de seus filmes e um minicurso sobre a filmografia da cineasta, que será ministrado por Gustavo Soranz, professor e documentarista. Dividido em dois dias, o minicurso partirá dos filmes da diretora para analisar como seu trabalho fílmico dialoga com as artes visuais, com a antropologia e com diferentes vertentes cinematográficas.

A mostra é uma produção da Rizoma Audiovisual, e conta com apoio da Prefeitura de Manaus por meio do Prêmio  Conexões Culturais 2017, promovido pela Manauscult.

Serviço

O quê: Mostra O cinema de Trinh T. Minh-ha

Quando: 20 e 21 de agosto (terça e quarta-feira)

Local: Palacete Provincial – Praça Heliodoro Balbi (Praça da polícia), S/N – Centro.

Horário: 14h às 17h (em ambos os dias)

Carga-horária: 6hs (certificado de atividades complementares)

Atividade Gratuita

Inscrições on-line aqui