Museu da Cidade reabre com memorial Moacir Andrade

O memorial é dividido em duas salas e tem como conceito a família, o trabalho, e recebe, além do acervo de desenhos, objetos de coleção do próprio ateliê do pintor

Manaus – O Museu da Cidade de Manaus (Muma) reabriu nesta quinta-feira (17) com a inauguração do Memorial Moacir Andrade. O espaço cultural está localizado no Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus (em frente à praça Dom Pedro 2º).

O memorial é dividido em duas salas e tem como conceito a família, o trabalho, e recebe, além do acervo de desenhos, objetos de coleção do próprio ateliê do pintor, como sua mesa de pintura, banquetas, pincéis e paletas doadas pela família do artista.

Andrade, que, se vivo estivesse, nesta quinta-feira (17) estaria completando 95 anos, iniciou na pintura como autodidata; tornou-se um membro de destaque do Clube da Madrugada, onde ajudou no processo de renovação das expressões artísticas locais; organizou exposições e cursos de pintura para os jovens interessados em aprender a pintar, atividades essas que foram realizadas em espaços públicos, para que a população tivesse acesso.

Como escritor, deixou importante contribuição para a literatura regional, com livros de ensaio sobre a cultura amazônica, poesia, memória e artes plásticas e foi professor da antiga Escola Técnica Federal do Amazonas.
A exposição é promovida pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), com apoio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura).

De acordo com a Manauscult, o Muma reabre de forma parcial, seguindo todos os protocolos sanitários contra a Covid-19.

O museu funcionará somente por meio do agendamento prévio, realizado exclusivamente pelo e-mail: [email protected]. Os visitantes também deverão usar máscara durante toda a visitação, além de levar a sua própria garrafa de água, para evitar a proliferação do vírus.

Criado pela lei 1.616, pelo então prefeito João de Mendonça Furtado, em 17 de junho de 1982, o Museu da Cidade de Manaus está localizado em um prédio ainda do período imperial.

É considerado um dos mais raros imóveis de arquitetura neoclássica no Brasil e que já serviu de sede governamental e residência dos presidentes da província.

O Museu da Cidade de Manaus é administrado pela Manauscult e tem como atual diretor Leonardo Novelino. Também chamado popularmente de Museu do Paço, o local é conhecido por ser palco do festival “Passo a Paço”.

Anúncio