Até o Tucupi em dez momentos

De olho na diversidade nortista, mostra musical anuncia escolhidos com sons de Belém (PA), Boa Vista (RR), Ariquemes (RO) e, claro, Manaus

Manaus – Vapor, Coletivo 333, Lary Go & Strela, Thais Badu (PA), Código de Rua MCs, banda Gramophone, Ana Lu (RR), Victor Xamã, Cardíaco e Os Últimos (RO). Esses são os nomes escolhidos para a mostra de música do Festival Até o Tucupi, marcada para o dia 25 deste mês. Ao todo, 105 trabalhos musicais do Brasil foram inscritos.

A banda rondoniense Os Últimos é natural do município de Ariquemes (Foto:Divulgação)

As bandas e artistas inscritos foram analisados por um Conselho Curador, onde foram avaliadas a qualidade artística e a originalidade do material apresentado (composições, gravações, vídeos, atuação no cenário artístico). Mas, critérios como equidade de gêneros, identidade e aspectos étnico-raciais também foram levados em consideração, no intuito de oportunizar acesso à grande diversidade de manifestações musicais e culturais brasileiras.

O projeto também propõe diálogo e intercâmbio com outras cidades da Região Norte e, nesta edição, artistas de Belém (PA), Boa Vista (RR) e Ariquemes (RO) — respectivamente, Thaís Badu, Ana Lu e a banda Os Últimos —, se apresentarão, pela primeira vez, em Manaus.

Programação

Na mostra, que não possui caráter competitivo, cada artista fará shows de 30 minutos, intercalados em dois palcos dispostos no Les Artistes Café Teatro, no Centro — que também receberá um espaço gastronômico. Com início às 16h e término às 22h, o evento ainda contará com um artista de relevância nacional, ainda a ser divulgado. O acesso será gratuito.

Caráter social

O Festival Até o Tucupi 2017 — que comemora os dez anos de fundação do Coletivo Difusão, grupo por trás do evento — traz o tema ‘Consciência Negra’ e será realizado de 20 a 25 de novembro.

O Teatro Amazonas será palco da abertura do festival, com o show ‘Personalidades Negras’, no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

 

Anúncio