Cantora indígena reafirma orgulho de origens com lançamento de CD, no Teatro Amazonas

Djuena Tikuna irá lançar, nesta quarta-feira, o seu primeiro álbum solo, com composições escritas exclusivamente na língua Tikuna. Evento será aberto ao público

Artista amazonense pretende levar ao Teatro cerca de 100 indígenas (Foto: Divulgação/Alberto César Araújo/Amazônia Real)

Manaus – A cantora indígena Djuena Tikuna irá lançar, nesta quarta-feira (23), o seu primeiro álbum solo com composições escritas exclusivamente na língua Tikuna. O lançamento do álbum será a partir das 20h, com entrada gratuita no Teatro Amazonas, e contará com apresentações de grupos indígenas.

Com 10 anos de carreira, participações em CD’s regionais e parcerias com artistas conhecidos como Ney Matogrosso, Gilberto Gil e Letícia Sabatella, a cantora amazonense afirma que sente orgulho de representar o público indígena da região Norte.

“Eu já fiz participações com outros artistas aqui da região, mas assumir o protagonismo eu nunca tinha tentado. A produção desse espetáculo foi elaborada por mim com muito esforço. É a primeira vez que um índio aqui do nosso Estado vai fazer um show como protagonista e tomar a frente de um projeto. Eu tenho muito orgulho disso”, contou.

O álbum, intitulado ‘Tchautchiüãne’ que significa ‘Minha Aldeia’, contará com 12 composições que, segundo Djuena, expressam a resistência do povo indígena.

A artista amazonense pretende levar ao Teatro cerca de 100 indígenas, para acompanhar o lançamento do trabalho e visitar o local. “Eu quero trazer todos os parentes indígenas comigo para celebrarmos juntos uma vitória como essa. Eu quero abrir portas para que outros artistas indígenas façam trabalhos como este”, ressalta.

A partir das 18h30, os grupos ‘Wotchmaucu’, ‘Eware’, ‘Sahu Ape’ e ‘Kariçu’ também farão apresentações de danças indígenas no jardim do Teatro Amazonas para recepcionar o público. “É uma forma das pessoas da capital conhecerem um povo que vive muito perto deles. Será uma boa troca de conhecimento e reconhecimento”, conclui a cantora.

Confira uma das música da artista indígena, lançada em 2012:

Anúncio