Manaus – A segunda turma da oficina de Teatro de Bonecos promovida pela Associação Artbrasil ganhou uma nova data de realização. Agora, o início das atividades da nova turma será no dia 25 de outubro e seguirá até o dia 31 de outubro. Com o tema “A criação de histórias da realidade à cena, através de espetáculos de bonecos”, a oficina acontece na Escola Estadual de Tempo Integral (Eeti) Marquês de Santa Cruz, localizada na zona oeste de Manaus, das 13h às 16h.
Na última sexta-feira (20), a primeira turma de participantes concluiu as atividades da oficina que integra o projeto “Núcleo de Desenvolvimento de Teatro de Formas Animadas”, contemplado pelo programa “Manaus Faz Cultura 2023”, da Prefeitura de Manaus. Durante cinco dias, 35 participantes, sob orientação dos oficineiros Jean Palladino e Roberto Carlos, trabalharam questões como criação de texto, confecção de bonecos, técnicas de manipulação, além de figurino, cenário e montagem de um espetáculo teatral.
Para esta nova etapa, a expectativa é que o sucesso entre os participantes se repita. Segundo Roberto Carlos, durante as primeiras atividades, os alunos demonstraram grande interesse pela produção, pela criação e pelas brincadeiras propostas.
“Foi a primeira vez que tiveram acesso a um projeto desse. De confeccionar do zero, de criar. E eles embarcaram em cada etapa da oficina. Esforçados e talentosos”, comentou Roberto.
Dinâmica
O primeiro dia da oficina foi voltado para a criação dos personagens, onde cada participante idealizou o seu futuro boneco, definindo nomes, características e histórias.
Em seguida foi a vez da confecção de bonecos, todos a partir de materiais recicláveis, como garrafas pets, por exemplo. Nessa etapa, os desenhos criados foram ganhando formas utilizando técnicas como a papietagem (que utiliza cola e água).
E por fim, a última etapa da oficina foi a apresentação teatral com a manipulação dos bonecos e histórias.
Idealizado pela Associação Artbrasil, um dos principais objetivos do projeto é a criação de alicerces para o fomento e popularização da arte e suas linguagens, nesse caso em especial, o espetáculo de boneco.
Outro aspecto importante é utilizar a montagem de espetáculos na função de fomentar a construção coletiva de textos para abordar problemas inerentes à comunidade.
Artbrasil
Desde 2001, a associação desenvolve projetos na áreas de Teatro, Audiovisual, Animação, Arte-Educação, Circo e, ao longo de sua trajetória, já teve projetos contemplados em editais da Funarte, Prefeitura de Manaus, Governo do Amazonas, entre outros. Além disso, a ArtBrasil foi contemplada também diferentes prêmios, entre os quais: Melhor Cenário, Honra ao Mérito pela Qualidade Artística e Pesquisa Pedagógica com o espetáculo – “A carroça de Pandora do Largo de Sabá Tião”; prêmio de Melhor Direção, com o espetáculo “A Princesa e a Lua”; prêmio Linguagem de Pesquisa Cênica, Melhor Ator, Melhor Direção e Melhor Espetáculo com o espetáculo “O Cavaleiro da Armadura de Sol”.