“Olhares Tumbira” segue em cartaz no Centro Cultural Palácio da Justiça

A exposição é resultado de uma oficina de fotográfica com celulares

Manaus – O olhar fotográfico de 12 jovens sobre a beleza da fauna, da flora, da natureza e dos costumes da Comunidade Tumbira, localizada a 64 km de Manaus, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, a margem direita do Rio Negro compõem a exposição fotográfica “Olhares Tumbira” em cartaz no Centro Cultural Palácio da Justiça, na Avenida Eduardo Ribeiro, nº 901 – Centro, das 9h30 às 15h, sempre de terça ao sábado, com entrada gratuita.

(Foto: Divulgação)

A exposição, inaugurada no último sábado(19), é uma realização da Associação Zagaia Amazônia, por meio do Prêmio Feliciano Lana da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com recursos do Governo Federal, via Lei Aldir Blanc. “Olhares Tumbinra” é resultado de uma oficina de fotográfica realizada entre os dias 22 e 24 de abril deste ano, com o objetivo de proporcionar aos jovens de Tumbira o acesso às ferramentas e técnicas, tanto de fotografia quanto de mídias sociais, registrando sua comunidade por meio de seus olhares.

Para visitar a exposição é necessário realizar o agendamento pelo Portal da Cultura ou fazer contato pelo e-mail: [email protected], telefone: (92) 3248-1844. O local possui acessibilidade para deficiente físico e segue todos os protocolos de segurança em prevenção à Covid-19. A visitação acontece de 09h as 15h, por meio de agendamento e segue até o mês de agosto.

Identidade

Para compor as imagens que o público irá apreciar na exposição fotográfica, foram utilizados aparelhos celulares Samsung A31, doados pelo projeto Oficina de Fotografia e Mídias Digitais, da Associação Zagaia Amazônia, contemplado pela Lei Aldir Blanc do Governo Federal.

O projeto buscou desvendar o olhar de dentro para fora, fortalecendo a identidade da comunidade e da Amazônia. A ideia principal é projetar a Amazônia para o Brasil e o exterior e, dessa forma, atrair o turismo e outras fontes de renda.

Para a presidente da Associação Zagaia, Rozana Trilha, é importante estimular e desenvolver o potencial desses jovens. Ela ressaltou a criatividade e a percepção que esses amazonenses possuem: “A Zagaia acredita na capacidade e no instinto criativo e empreendedor existentes nas comunidades amazônicas e com a Comunidade Tumbira não seria diferente. Encontramos jovens motivados e com sede de conhecimento. Abertos ao novo, à tecnologia e à descoberta daquilo que lhes pode ser uma porta para ‘seus futuros’. Essa exposição é o reconhecimento do talento de cada um e o combustível para poderem buscar e alçar seus próprios voos”.

Já para Ricardo Tavares, diretor de pesquisa e inovação da Associação Zagaia, o resultado da oficina mostra o que a comunidade tem de bom, pela visão dos jovens moradores do local e ainda valoriza aquilo que deve ser protegido no local: a natureza. “Esse trabalho fotográfico envolve sentimento, estimula a criatividade e a busca pelo conhecimento. Incentiva a troca de ideias”, completou.

A jovem Ana Melissa, idealizadora e quem tomou a iniciativa de solicitar a oficina de fotografia à Associação Zagaia, disse que não esperava que essa oportunidade chegasse. “Eu nunca imaginei que seria ouvida, ou que esse projeto fosse realizado. Eu fiquei ainda mais surpresa porque vieram mais jovens interessados na oficina, além do que estava programado”.

Para Darlison Ramos, um dos participantes do projeto, foi um privilégio aprender coisas novas. “Aprendi coisas que vou levar para minha vida toda, como fotografar pessoas. Eu quero ser um profissional da fotografia, pois pretendo me especializar.”

Associação Zagaia Amazônia

A Associação Zagaia Amazônia é uma entidade sem fins lucrativos que atua no desenvolvimento de projetos na área de Economia Criativa na Floresta há mais de 10 anos. Seu foco é a utilização do Design como disciplina de transformação nas áreas de Cultura, Artesanato, Turismo e Gastronomia, segmentos escolhidos para gerar impacto social e empoderar os povos do Norte do Brasil em uma nova economia.

Com este intuito, a Associação Zagaia Amazônia articula ações que permitem o alcance dos produtos materiais e imateriais da Amazônia brasileira ao mercado nacional e global.

Anúncio