ONG promove feiras de empreendedores migrantes e refugiados em Manaus

Desde o mês de junho, três feiras foram realizadas, reunindo sete empreendedoras participantes da Jornada Empreendedora 2024

Manaus – Um dos grandes desafios para microempreendedores é alcançar uma público maior. Para empreendedores migrantes e refugiados, esses desafios são ainda maiores devido a barreiras linguísticas,  preconceito e diferenças culturais, como nos costumes culinários. Pensando em alternativas para mitigar essas dificuldades, o projeto Ven, Tú Puedes!, da ONG Visão Mundial, organização humanitária fundada em 1950 e presente no Brasil há mais de 40 anos, vem promovendo feiras de empreendedorismo em Manaus.

(Foto: Divulgação)

Desde o mês de junho, três feiras foram realizadas, reunindo sete empreendedoras participantes da Jornada Empreendedora 2024 do projeto, em parceria com o Centro Estadual de Convivência do Idoso de Aparecida e o Centro Estadual de Convivência da Família Padre Pedro Vignola.

As feiras têm sido bem-sucedidas por proporcionar a chance para que os empreendedores mostrem seus produtos e serviços. Jennifer, uma das participantes, avalia: “Esta feira tem sido uma oportunidade incrível para nós. Finalmente, podemos compartilhar nossos talentos e produtos com a comunidade de Manaus.” Outra empreendedora, Luisanny, destacou a importância do evento: “Além de vender, conseguimos nos conectar com outras pessoas e aprender com suas experiências.”

A coordenadora local de projetos da Visão Mundial, Arylanne Batista, ressaltou o impacto positivo das feiras na vida dos participantes: “Essas feiras não só oferecem uma oportunidade de negócio para os empreendedores, mas também ajudam na integração social e cultural de migrantes e refugiados em Manaus.”

A expectativa é que as feiras abram novas possibilidades de comercialização e contato com clientes, promovendo a inclusão e a diversidade na economia local.

Entre os serviços oferecidos, destacam-se os cursos de língua portuguesa, ações de capacitação profissional, com apoio na emissão da carteira de trabalho digital, busca de vagas formais junto ao setor privado, banco de talentos, acompanhamento de entrevistas, sensibilização para inclusão no ambiente de trabalho, curso de empreendedorismo e apoio a pequenos negócios de migrantes e refugiados, além de apoio a interiorização pela modalidade de vaga de emprego sinalizada.

A última edição da Jornada Empreendedora 2024 foi realizada em 26 de julho. O evento ocorreu no Centro Estadual de Convivência do Idoso Aparecida e contou com a participação de três empreendedoras migrantes e refugiadas, que apresentaram uma variedade de guloseimas doces e salgadas. A expectativa é que as feiras abram novas possibilidades de comercialização e contato com clientes, promovendo a inclusão e a diversidade na economia local.