Pesquisa revela os nomes de bebês que mais cresceram em popularidade durante pandemia

Pesquisa buscou entender como a pandemia do novo coronavírus pode influenciar na decisão dos pais sobre o nome dos bebês

Campinas – Trazer um bebê ao mundo em meio a uma pandemia global é um evento para o qual nem mesmo a grávida mais precavida poderia ter se preparado. No entanto, a chegada iminente de um bebê pode trazer um raio de esperança durante tempos tão desafiadores. Em todo o mundo, muitos pais se inspiram em eventos atuais ao selecionar nomes para seus bebês.

Uma pesquisa recente feita pelo site Curso de Babá e publicada no Estadão Conteúdo buscou entender como a pandemia do novo coronavírus pode influenciar na decisão dos pais sobre o nome dos bebês. De acordo com a pesquisa, 43% dos futuros pais acreditam que o contexto atual afetou na decisão – e 23% das gestantes inclusive já mudaram o nome que pretendiam dar para o filho durante o período de isolamento social. Nomes com temas heroicos e que inspiram esperança e fé por tempos melhores se destacaram na pesquisa em questão.

Em todo o mundo, muitos pais se inspiram em eventos atuais ao selecionar nomes para seus bebês (Foto: Divulgação)

Meninas

Enquanto nomes tradicionais e populares como João Pedro, Enzo e Vitória foram deixados para trás por muitos pais, e nomes como Liz , Lorena , Théo , Heitor e Gael subiram algumas posições. O nome latino Beatriz foi citado na pesquisa em função de seus significados ‘aquela que é abençoada’ e ‘portadora de alegria’, que capturam a bênção e alegria que um novo bebê traz, mesmo em tempos difíceis. E Oriana, outro nome latino citado e que significa ‘nascer do sol’.

De acordo com a pesquisa, os nomes cujos significados remetem a virtudes estão entre os mais populares, como Graça. O nome Esperança também não ficou atrás e está associado a um sentimento bastante forte e comum no mundo todo devido à pandemia. Eloise também foi um nome diferente citado na pesquisa e está relacionado à saúde, uma vez que significa ‘saudável’. O nome Artemis foi uma surpresa na pesquisa feita, embora seja um nome comum em muitos outros países. Na mitologia grega, Artemis é a deusa da caça e também conhecida por suas habilidades de cura. Isis é outro nome que apareceu na pesquisa e trata-se da deusa egípcia da cura.

Meninos

Para os meninos, Charlie é um nome grego que significa ‘livre’ e é uma referência à liberdade que virá quando a pandemia terminar. Noah é um nome que tem como significado ‘descanso’ e ‘conforto’ e também se destacou na pesquisa, assim como o nome Eduardo ‘guardião da prosperidade’ e ‘protetor’. Lucas e Luke também foram citados, lembrando que São Lucas é o santo padroeiro dos médicos, o que faz desta uma bela escolha para homenagear os profissionais de saúde que estiveram na linha de frente da batalha contra o coronavírus. Por último, Ethan também foi um dos 10 favoritos da lista e tem como significado força.

blank

Segundo a pesquisa, 43% dos futuros pais acreditam que o contexto atual afetou a decisão para o nome dos filhos (Foto: Divulgação)

Apolo também foi apontado como promessa por muitos pais na pesquisa e é outro nome que promete fazer sucesso em todo o mundo. Esse deus grego e romano estava associado à medicina e à cura. De forma geral, os nomes curtos prevaleceram tanto em relação aos nomes femininos quanto aos masculinos. Entre as meninas, os nomes mais citados foram Isis, Ayla, Luna, Maya, Bella, Elis e Jade . Já entre os meninos, Théo, Gael, Ravi, Noah, Levi, José, Rael, Otto, Luan e Léo ganharam força.

Anúncio