Pezinhos de bebês: podóloga ensina cuidados que protegem até a fase adulta

Saiba o que fazer para cuidar da saúde dos pés das crianças e ajudar a protegê-las de problemas ortopédicos durante a vida toda

Manaus – Dores nos quadris, tornozelos e, principalmente, nas costas são queixas comuns dos adultos. Mas, o que pouca gente sabe, é que esses problemas podem surgir nos primeiros meses e anos de vida e, na maior parte das vezes, por causa de um problema nos pés. “Cuidados simples e diários podem evitar problemas futuros e assim fazer com que as crianças tenham uma vida mais saudável e livre de dores”, garante a podóloga Malú Pinheiro.  Abaixo, a profissional lista sete dicas que não podem passar despercebidas:

Cuidados com os pezinhos dos bebês (Foto: Divulgação)

  1. Higiene diária

Os pés das crianças devem ser lavados e muito bem secos todos os dias. “Capriche ao secar, principalmente entre os dedos, pois isso evita frieiras e micoses nas unhas. Mas tenha cuidado para não machucar a pele delicada do seu pequeno”, orienta a podóloga.

  1. Atenção a numeração dos calçados

Assim que suspeitar que os sapatos do seu filho estão muito pequenos, substitua os sapatos que não servem mais imediatamente. Caso contrário, a unha pode encravar com facilidade e as lesões começarão a aparecer. O ideal é haver espaço suficiente na área dos dedos para que os pés possam crescer. Por isso, verifique o tamanho pressionando suavemente a parte superior da ponta enquanto a criança estiver com os sapatos nos pés. Evite comprar números muito grandes pois não proporciona o conforto e sustentação adequada.

  1. Compre produtos de qualidade

Vale lembrar que com o tempo os sapatos adquirem o formato dos pés que os usam. Embora seja tentador economizar dinheiro na compra de sapatos, os modelos de baixa qualidade ou compartilhados podem ser prejudiciais aos pés da criança.

  1. Escolha as meias com zelo

Verifique regularmente se as meias estão apropriadas e se é a numeração certa para os pés das crianças. Meias feitas de algodão vão manter os pés aquecidos, absorver o excesso de umidade e, ao mesmo tempo, lhes proporcionarão espaço para que possam se desenvolver.

  1. O corte correto das unhas

Corte as unhas em linha reta para evitar que fiquem encravadas. Essa é uma das dicas mais importantes para cuidar dos pés! As unhas encravadas surgem quando crescem em direção à pele ao seu redor. Assim, elas podem fazer com que a pele ao lado da unha fique vermelha ou inchada, deixando a área bem dolorida. Você pode usar um cortador de unhas e finalizar lixando com a parte menos áspera, removendo pontas de unha mais afiadas. “Nunca corte a lateral das unhas dos pés do seu filho nem deixe as unhas dele muito curtas”, alerta Malú.

  1. Andar descalço faz bem

Dentro de casa, sempre que possível e mesmo enquanto a criança estiver aprendendo a andar, deixe-a sem calçados. Embora isso possa parecer contraditório, o ato de andar descalço é uma das melhores coisas que você pode fazer para o bom crescimento dos pés da criança, pois ajuda os músculos a se desenvolverem e se tornarem mais fortes. Além disso, também permite que o ar circule pelo pé inteiro. “Mas, antes disso, certifique-se de que o chão esteja limpo e livre de qualquer elemento que coloque a segurança do seu pequeno em risco”, finaliza a profissional.

Anúncio