Plataforma do AM ajuda a divulgar artistas

Ferramenta reúne serviços que facilitam conexão de artistas e projetos culturais com o mercado e o público

Manaus – Criado pelo ator, diretor e roteirista Antônio Carlos Junior, a Ockara é uma plataforma para conectar, de modo fácil, rápido e simples, criadores, responsáveis por espaços e clientes de Cultura, Economia Criativa (Artes Visuais, Artes Dramáticas, publicidade e mídia impressa,Audiovisual,Design, Novas mídias – software, jogos , conteúdo digital, Serviços criativos – Arquitetura,Propaganda, P&D, cultura & recreação, Expressões Culturais tradicionais – Artesanato, festivais,celebrações) e Educação, com um conjunto de ferramentas que facilitem o dia a dia.

A ideia surgiu em 2016, conta Antonio Carlos Junior. “Estava realizando um programa de criação para empresas startups. Ao realizar pesquisas com membros das áreas de atendimento percebeu essa necessidade. A partir de então comecei a desenvolver a solução”, lembra.

As funcionalidades da plataforma estão divididas nas seguintes seções:

Comunidade

Como em outras plataformas de redes sociais temos um conjunto de ferramentas para construção de comunidades. Perfis, grupos, fóruns e troca de mensagens estão entre essas funcionalidades. Além disso há um recurso para cadastro e busca de criadores e espaços. Assim cria-se um catálogo de busca, que facilita o acesso e conhecimento de novas marcas e lugares;

Notícias/Releases

Tanto criadores quanto espaços sentem uma dificuldade em se comunicar com as empresas de comunicação. Nesta área os usuários podem criar suas notícias ou documentos de comunicação. Essas informações também podem ser disponíveis como catálogo e poderão ser compartilhados.

Eventos

Os usuários têm a possibilidade de criarem seus eventos, pagos ou gratuitos. Assim como eventos virtuais, como webnários e lives. Uma importante ferramenta para gestão de projetos culturais, criativos e educacionais;
Empregos/Inscrições, Editais, castings, seleção de equipes criativas, professores. Área exclusiva para divulgação de busca e seleção de recursos humanos. Gratuitamente;

Escola Virtual

Para geradores de conteúdo proporcionamos uma área especial. Totalmente intuitivo, o usuário poderá criar sua proposta, vender seu material e encontrar seu público. Fácil, rápido e simples;

Lojas/Anúncios

Os usuários poderão criar suas lojas virtuais. Nela há a possibilidade de vender produtos personalizados, assim como serviços, como agendamentos, por exemplos. Também há o recurso de compras de espaços publicitários, onde algumas áreas da plataforma estarão disponibilizadas para divulgação extra.

“Acreditamos numa economia colaborativa e sustentável. Asssim a plataforma está programada para que cada venda de produtos e serviços tenham uma comissão justa para os usuários. De cada receita efetuada pelo Ockara 90% serão destinados aos criadores e 10% para o sistema. A taxa de comissão mais atraente possível para que nossos usuários possam se manter fieis e desejosos de crescerem seus negócios conosco”, defende Antônio.

“Outro recurso que vamos disponibilizar está a respeito das formas de como consumir na plataforma. Além do pagamentos tradicionais também ofereceremos duas outras ferramentas. Cashback, onde o usuário ao comprar poderá deixar uma parte como crédito futuro. Inclusive com a possibilidade de troca de créditos entre os usuários.

A outra é através dos Glin-glins (dinheiro em Tupi), nossa moeda virtual. Ela pode ser adquirida de duas formas: uma através de ações nas plataforma, como compartilhamento de informações, escrevendo reviews de usuários, etc. A outra é comprando selos com um pacote de glin-glins. O usuário poderá acumular e abater nas compras desejadas”, explica.

A plataforma Ockara é um projeto com aporte pelo Programa Cultura Criativa – 2020/Lei Aldir Blanc– Prêmio Feliciano Lana do Governo do Amazonas, com apoio do governo federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial de Cultura.

Anúncio