Projeto Cultural oferece bolsa para residência artística na Suíça

O prazo para inscrições se encerra no dia 24 de maio

Manaus – O Festival Labverde, em parceria com o Culturacapes está oferecendo uma residência de três meses em Basel, na Suíça, entre os meses de agosto e outubro de 2021, para artista mulher cis ou LGBTQIA+ da Amazônia. A residência será realizada no âmbito do Festival Amazônia Culturacapes 2021 e sediada pelo programa de residência do Atelier Mondial.

(Foto: Divulgação)

“O objetivo desta residência é contribuir com o destaque contínuo da arte amazônica no contexto internacional, incentivar a pesquisa e a aprendizagem mútua, além de posicionar as práticas artísticas da Região Amazônica em um ambiente global de intercâmbio transcultural” diz a curadora amazonense Lilian Fraiji sobre a oportunidade.

Podem participar artistas visuais, dançarinas, performers, escritoras, curadoras, artesãs, musicistas e cineastas, provenientes da Região Amazônica dos países Brasil, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia e Guianas, com domínio da língua inglesa. A submissão será encerrada dia 24 de maio de 2021. Para participar  é necessário enviar documentação em inglês para o e-mail [email protected]: carta de motivação (no máximo 250 palavras), mini bio e portfólio.

Os organizadores ficarão responsáveis pelo financiamento da passagem aérea, hospedagem, per diem e seguro de saúde. A seleção será realizada em junho e a residência ocorrerá entre os meses de agosto e outubro de 2021.

blank

(Foto: Divulgação)

Festival Labverde
O Festival é uma plataforma de conteúdo multidisciplinar sobre a Região Amazônica (Brasil), protagonizada por instituições radicadas em Manaus (Manifesta Arte e Cultura e o Instituto Nacional de Pesquisas Da Amazônia) para promover o pensamento crítico sobre a natureza e a ecologia. Nos dias 2,3, 4 e 5 de junho o programa celebrará a semana do meio ambiente com o Festival “O Amanhã é Agora”, onde artistas, cientistas, lideranças indígenas se juntam para trocar saberes e experiências sobre a preservação da Amazônia.

Festival Culturescapes
O Culturacapes é um festival bienal multidisciplinar sediado em Basileia (Suíça). Desde 2003, cada edição do festival tem se concentrado na paisagem cultural de um país, uma cidade ou uma região. Em 2021, o festival é dedicado à Amazônia, suas práticas artísticas, produções culturais, conhecimento múltiplos e resistência ativista.