Projeto destaca os artistas do Amazonas

Idealizado pela Associação ArtBrasil, o projeto compreende lives que resultarão em uma série documental com personalidades associadas à história do movimento artístico do Estado

Manaus – Produtores culturais, diretores, dramaturgos, atrizes e atores com notória atuação na cena artística no Estado do Amazonas compartilharão suas trajetórias culturais no projeto ‘Registros, Histórias e Narrativas sobre a Arte Amazonense – Cap. 2’. Idealizado pela Associação ArtBrasil, o projeto compreende a uma programação de lives que resultará em uma série documental protagonizada por essas personalidades que têm suas carreiras diretamente associadas à história do movimento artístico-cultural do Amazonas.

As lives acontecerão nos dias 14, 15 e 16 de abril, a partir das 9h, no canal da Associação ArtBrasil no You Tube, disponível no link http://bit.ly/liveartbrasil e pelo facebook da associação pelo link https://www.facebook.com/AssociacaoArtBrasil.

Personagens da cadeia produtiva da cultura são temas de lives (Foto: Divulgação)

A programação contará com a participação de: Márcio Souza (autor, romancista e diretor de teatro); Norma Araújo (jornalista, apresentadora, atriz e diretora teatro), Márcio Braz (ator, diretor e produtor e gestor cultural); Francy Junior (atriz, diretora de teatro e produtora cultural); Gerson Albano (comunicólogo e diretor de teatro); Socorro Andrade (atriz, diretora de teatro e produtora cultural); João Fernandes (diretor de teatro, produtor e gestor cultural); Socorro Langbeck (jornalista, atriz, diretora de teatro e cineasta); Wagner Melo (ator, diretor de teatro e dramaturgo) e Ana Claudia Motta (atriz, diretora de teatro e produtora cultura), que também assina a direção geral do projeto.

Outras duas personalidades marcantes da história do movimento artístico-cultural amazonense farão uma participação especial no projeto: a atriz, diretora de teatro e produtora cultural, Ednelza Sahdo, e Nonato Nascimento, maquinista e coordenador técnico do Teatro Amazonas.

‘Registros, Histórias e Narrativas sobre a Arte Amazonense – Cap. 2’ dá continuidade à proposta de homenagear e registrar a importante contribuição de artistas, técnicos e gestores culturais para a manutenção, desenvolvimento e difusão das artes no estado do Amazonas.

Ana Cláudia Motta ressalta que todas os profissionais que integram o projeto contribuíram para a constituição de políticas públicas, fortalecimento do mercado cultural, manutenção, desenvolvimento, fomento e fruição dos bens artístico-culturais, formação de outros artistas e plateia e foram extremamente significantes na sua colaboração com a promoção da função social da arte.

“Apesar de uma vida inteira dedicada ao fazer artístico, à produção e democratização de bens culturais, estes artistas não tem nenhum registro oficial de sua importância que faça as futuras gerações entenderem o processo da arte na contemporaneidade”, destacou a atriz e diretora do projeto.