Manaus – A graphic novel ‘A última flecha’, do roteirista Emerson Medina e do desenhista Romahs Mascarenhas, foi uma das selecionadas para o catálogo HQ Brasil da Bienal de Curitiba. O Catálogo HQ Brasil é referência no que de melhor foi produzido em quadrinhos no País na última década.
A criatividade, a relevância e a diversidade dos quadrinhos brasileiros circulam com mais força pelo mundo desde 2019, quando a Bienal de Quadrinhos de Curitiba se somou ao programa Brasil em Quadrinhos, desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores – Itamaraty.
Lançada em 2019, “A última flecha” já concorreu a dois importantes prêmios nacionais: HQ Mix 2020 e ao III Prêmio Aberst (Associação Brasileira dos Escritores de Romance policial, Suspense e Terror).
O catálogo continua a explorar outros territórios, construindo uma identidade artística brasileira por meio de traços e histórias. Originalmente previsto para 2020, com estreia durante o Festival BD de Montreal, no Canadá, um novo capítulo do projeto ocorre agora, com o lançamento do Catálogo HQ Brasil numa edição bilíngue e ampliada, em parceria com o Consulado de Montreal.
A obra compila 100 HQ’s produzidas entre 2010 e 2019, em versões em francês e inglês. O lançamento ocorreria em maio de 2020, mas foi adiado devido a pandemia, e chega agora para reforçar ainda mais a relevância dos quadrinhos brasileiros no exterior e também em meio as celebrações do Dia do Quadrinho Nacional, comemorado em 30 de janeiro.
Em 2019, o programa Brasil em Quadrinhos lançou o Catálogo HQ Brasil em Lisboa, com uma seleção de 70 obras, também sob a curadoria de Érico Assis. A publicação foi distribuída para todos os Centros Culturais do Brasil no exterior, e também para editoras estrangeiras e festivais especializados. Como reconhecimento, o catálogo foi indicado ao Troféu HQMIX na categoria “Publicação Teórica 2020”.
O Catálogo HQ Brasil ampliado e bilíngue está disponível aqui.