Rapper americano Coolio morre aos 59 anos, em Los Angeles

Cantor norte-americano foi encontrado inconsciente no banheiro da casa de um amigo

Los Angeles – O rapper americano Coolio, famoso pelo hit Gangsta’s Paradise, de 1995, morreu aos 59 anos, em Los Angeles, informou seu empresário na noite desta quarta-feira (28). Jarez Posey, empresário e amigo de Coolio de longa data, confirmou a notícia à AFP, sem dar mais detalhes.

Em declarações ao site TMZ, Posey disse que Coolio foi encontrado inconsciente no banheiro da casa de um amigo nesta quarta-feira à tarde. Ainda não se sabe a causa da morte, mas há a suspeita de que o rapper tenha sofrido uma parada cardíaca.

(Foto: Reprodução/You Tube)

Coolio, cujo verdadeiro nome é Artis Leon Ivey Jr, iniciou a carreira como rapper na Califórnia no final da década de 1980, mas ganhou fama internacional em 1995 com o hit Gangsta’s Paradise, parte da trilha sonora do filme Mentes Perigosas, protagonizado por Michelle Pfeiffer. O artista ganhou o Grammy de Melhor Performance Solo de Rap, em 1996 e também foi indicado ao prêmio nas edições de 1996 e 1997.

Com um trecho musical de Pastime Paradise (1976), de Stevie Wonder, o single vendeu milhões de cópias no mundo inteiro, liderando as paradas de 16 países e se tornando a principal música da lista Billboard, em 1995. Coolio teve ainda outros hits, como Fantastic Voyage (de 1996) e 1, 2, 3, 4 (Sumpin’ New) (de 1997).

O rapper tem oito discos de estúdio lançados, sendo que o mais recente é From the Bottom 2 the Top, de 2009.O rapper, além da música, também era ator e participou de dezenas de filmes e séries de TV. Na lista estão Batman e Robin (1997), Gangland (2001), Demolidor: O Homem Sem Medo (2003), Three Days to Vegas (2007), entre outros.

Coolio estava em turnê pelos Estados Unidos e vinha fazendo shows por várias cidades do país. Ele também se apresentou, neste ano, na Dinamarca e Suécia. Seu último concerto foi na cidade de Boerne, no Texas. O rapper se apresentou uma única vez no Brasil, no dia 11 de maio de 1997, no Metropolitan, no Rio de Janeiro.

Anúncio