Governo federal quer alterar aposentadoria dos militares

Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta altera a Lei das Pensões Militares

Projeto de lei do governo federal estabelece idade mínima de 55 anos para a aposentadoria de militares. Atualmente, não há idade mínima. Os militares passam para a reserva após 35 anos de serviço. Em análise na Câmara dos Deputados, a proposta altera a Lei das Pensões Militares. Se o projeto for aprovado, a nova regra entrará em vigor em janeiro de 2032, com uma fase de transição até lá. A regra de transição permite que militares se aposentem com 35 anos de serviço mais um pedágio de 9% sobre o tempo que falta para ir para a reserva. O governo estima que a medida gere uma economia de R$ 2 bilhões por ano. A proposta acaba com a “morte ficta”. São os casos em que a família de um militar expulso das Forças Armadas recebe pensão como se ele tivesse morrido. O projeto será analisado pelas comissões da Câmara dos Deputados.

Homenagem 1

A classe empresarial da indústria e do comércio do Estado promovem, na sexta-feira, 5, uma homenagem a parlamentares do Amazonas que atuaram para manutenção das vantagens da Zona Franca de Manaus (ZFM) na Reforma Tributária.

Homenagem 2

Nomeado como “Ato pela Reforma: União e Reconhecimento”, o evento destacará a atuação do senador e relator da reforma, senador Eduardo Braga (MDB). Os empresários também prestarão homenagem a outros parlamentares que compõem a Bancada Federal do Amazonas.

Simbolismo

Líder da Divisão de Água e Saneamento do BID no Brasil, Gustavo Mendez, plantou, ontem, uma muda de seringueira com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano Marcellus Campêlo, na comunidade Manaus 2000 em área de obras do Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

Reflorestamento

O ato no Prosamin+, realizado durante visita do banco em Manaus, simbolizou o pioneirismo da fase atual do programa, que pela primeira vez adota ações de reflorestamento.

Saúde

O  Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Rede Ebserh, realiza nesta quinta-feira, 6,  assinatura da ordem de serviço para reformas e adequações do Ambulatório Araújo Lima.

Oscar

“Ainda Estou Aqui” assumiu liderança na disputa pelo Oscar de melhor filme internacional em site de aposta.

Prefeito promete ir à Justiça contra aumento salarial

Após vereadores de São Luís aprovarem reajuste de 52% no salário do prefeito Eduardo Braide, o próprio prefeito vai à Justiça contra o reajuste.

Trump assina decreto contra transgêneros

O presidente dos EUA, Donald Trump assinou decreto que impede que atletas transgêneros participem em esportes femininos.

BNDES amplia recursos para acelerar massificação da internet

(Foto: Tomaz Silva/ABr)

O BNDES ampliou em 75% os recursos para o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações  e criou modalidades para provedores de internet de pequeno e médio portes. A partir de agora, serão R$ 150 milhões a mais para o programa que pretende massificar o acesso à banda larga no País.

(Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

O Google extinguiu uma meta de contratação de grupos sub-representados e vai revisar alguns de seus programas de diversidade, equidade e inclusão.