Saiba como aliviar exaustão por videochamadas

Segundo psicóloga, algumas práticas durante e após as reuniões virtuais podem contribuir para evitar quadro de estresse

São Paulo – Na pandemia e por causa da necessidade de isolamento social, as interações sociais passaram a ser feitas por meio de aplicativos e ferramentas de videoconferências, principalmente, às que estão relacionadas ao trabalho, das reuniões aos momentos de happy hour. Passados mais de um ano da rotina remota, esses encontros virtuais ao longo do dia têm causado a chamada “fadiga do Zoom”, termo criado para explicar a exaustão pelo excesso de videoconferências ao longo do dia.

O usuário deve manter alguns cuidados quanto as videochamadas (Foto: Pixbay)

A nomeação surgiu em referência à plataforma de videochamadas  Zoom , mas serve para qualquer outra plataforma e aplicativos que tenham essa função. De acordo com Daniele Nazari,  psicóloga do Zenklub, a maior plataforma de saúde emocional e desenvolvimento pessoal do Brasil, a fadiga tem sido desencadeada por fatores como: o número de participantes das videochamadas, ficar muito tempo parado com a mesma postura na cadeira de trabalho, preocupação excessiva com a autoimagem na videochamada e aumento da necessidade de concentração.

“Percebemos na prática clínica algumas queixas comuns como dores musculares, dores de cabeça, cansaço, queda na produtividade e exaustão emocional. O que fica também característico é as pessoas deixarem de manter os contatos com os amigos e familiares para evitar o uso da videochamada quando não é obrigatório do trabalho”, destaca ela.

Como as videochamadas se tornaram imprescindíveis e devem permanecer como maneira efetiva de comunicação mesmo no pós-pandemia, a especialista do Zenklub compartilhar algumas dicas que aliviar a fadiga do Zoom:

Reduza a quantidade de videochamadas por dia ou semana

Fazer ligações telefônicas tornam as conversas mais diretas. Compartilhar documentos e trabalhar juntos online pode ser mais eficiente que as videochamadas.

Esconda sua própria imagem na videochamada

Evite ficar preocupado com a aparência. Faça esse exercício para descobrir como se sente durante uma reunião.

Evite ser multitarefas durante a vídeo

Sobrecarrega a atenção e concentração, provoca dispersão e gera maior cansaço.

Faça exercícios e alongamentos

O corpo precisa de movimento para recarregar a energia, ficar muito tempo parado contribui para a fadiga.

Tenha uma atividade offline

Em momentos de lazer, procure fazer atividades que sejam fora do uso das telas.

Anúncio