Seis concursos para projetos artísticos são lançados pela Funarte

Novos editais para todo o Brasil, nas áreas de circo, dança, artes visuais, teatro e artes integradas, com investimento em torno de R$ 6 milhões, são as novidades do Programa Funarte de Toda Gente

Rio de Janeiro –  A Fundação Nacional de Artes – Funarte divulga, por meio de uma “live” na internet, às 18h na quinta-feira (10),  seis concursos de incentivo a diversas modalidades artísticas, válidos em todo o Brasil. Foram destinados cerca de R$ 6 milhões para os editais e, ainda, para um projeto de seminários. As seleções de projetos integram o Programa Funarte de Toda Gente, que reúne ações de todas as áreas da entidade. As inscrições para os processos seletivos são gratuitas.

(Foto: Divulgação/Funarte )

Serão premiados propostas para festivais de teatro e para espetáculos – em vídeo e presenciais –, de circo, dança e teatro. Há um edital para propostas de acessibilidade e inclusão em dança; outro vai contemplar mostras de artes visuais; outro, disponibilizar 494 oficinas para todas essas linguagens artísticas; e outro vai conferir bolsas para pesquisas nos campos da conservação e da preservação fotográficas.

O público pode assistir gratuitamente à apresentação dos editais na “live”, no Canal Arte de Toda Gente, no Youtube. O encontro conta com as presenças do presidente da Fundação, Luciano Silva; do diretor-executivo da entidade, Jefferson da Fonseca; e dos diretores de Centros da entidade. São eles: da Música, Bernardo Guerra; de Artes Cênicas, Naura Schneider; de Artes Visuais, Leila Santos; e de programas integrados, Adriana Poggi.

Ao todo, sete editais para incentivo a artistas e à economia das artes. O objetivo principal do Programa Funarte de Toda Gente é o apoio ao trabalho, à renda e à produção na área artística; à difusão de múltiplas vertentes de arte para as plateias de todo o Brasil; e à formação de novos públicos. Com esse lançamento, a Funarte completa sete editais publicados em 2020, com foco no incentivo financeiro a circo, artes visuais, música, dança, teatro e linguagens integradas. Entre as ações está o Prêmio Funarte RespirArte, para vídeos online, lançado em junho – edital de grande sucesso, com inscrições encerradas.

Acesse a página dos editais e chamamentos públicos da Funarte no portal da instituição:

https://www.funarte.gov.br/editais/

Anúncio