Semana de Teatro da UEA chega à sua terceira edição

Homenagem às mulheres do teatro amazonense e workshop com ator cearense são destaques de evento promovido por nova geração de artistas

Manaus – A partir do compartilhamento de suas pesquisas, alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) propõem um reencontro da academia com a sociedade, em especial, um reencontro com os artistas que por décadas lutaram pela criação de um curso voltado para a linguagem teatral.  Trata-se da “Semana de Teatro”, promovida pelo Centro Acadêmico de Teatro, com produção de Felipe Maya Jatobá e Vitor Figueiredo. Serão três dias de programação gratuita, de 26 a 28 de agosto, na Escola Superior de Artes e Turismo (ESAT), Avenida Leonardo Malcher – 1728, bairro Praça 14 de Janeiro,  sempre às 16h.

O ator cearense Lucas Sancho é um dos convidados dessa edição (Foto: Divulgação)

“A terceira edição conta com temas voltados à formação artística e reconhecimento histórico a todos que constroem a cena manauara no cenário teatral brasileiro. As atividades promovidas pelo evento trazem a formação artística e o empoderamento como parte do movimento de resistência artística no momento atual”, pontua Jatobá.

Programação

Na segunda-feira (26) haverá a mesa redonda “Academia, Arte e Política”, mediada pelo diretor e produtor cultural, Felipe Maya Jatobá,que vai discutir de que forma o estudo das artes está ou não ligado à manifestação política do coletivo e sua interferência no meio social.

Já na terça (27), as mulheres ocupam todas as falas na roda de conversa “Mulheres de Teatro”, que tem como objetivo principal proporcionar o reconhecimento de grandes nomes e referências de teatro e sua feminilidade no Amazonas, com mediação da atriz e diretora teatral Viviane Palandi. “É de suma importância o registro desse momento de diálogo aberto entre todas as mulheres do teatro e todas as suas gerações, que juntas contribuem para sermos um corpo vivo na cena”, afirma Viviane. A roda contará com homenagens a mulheres do teatro amazonense, como Ednelza Sahdo, Ana Cláudia Motta, Koia Refskalefsky, Dione Maciel, Ana Oliveira, entre outras.

Viviane Palandi comandará roda de conversa sobre as mulheres no teatro amazonense (Foto: Divulgação)

Fechando a programação, no dia 28, quarta-feira, acontece o workshop do ator, diretor e dramaturgo Lucas Sancho com sua pesquisa intitulada “O Ator Maestro”. Natural da cidade de Fortaleza (CE), Lucas fundou em São Paulo o núcleo O Ator Maestro, grupo de pesquisa e montagem de solos teatrais, tendo o ator como regente da cena. A poética da pesquisa nasce de uma sistemática onde o ator é criador de todos os elementos que compõe o espetáculo, de maneira autodidata e autoral. “A pesquisa nasce de diversos encontros proporcionados pelo teatro. Hoje, continuo buscando possíveis intercâmbios com outros artistas, professores e coletivos que me tirem da zona de conforto. O ator maestro é uma pesquisa aberta, constante, mutante e viva”, afirma Sancho, que em sua primeira visita a Manaus apresenta o primeiro espetáculo com base nessa pesquisa, “Dias de Setembro”, no dia 29 de agosto, às 19h no Casarão de Ideias, com entrada gratuita.

O evento

A Semana de Teatro, além de contribuir para a formação acadêmica, também trabalha na integração de diversos setores da comunidade da Praça 14 de Janeiro. Vitor Figueiredo cursa bacharelado em Turismo e traz da experiência de organização de eventos culturais, os potenciais encontros proporcionados por atividades dessa natureza. Intervenções performáticas e trechos de coreografias também serão apresentados durante todo o evento, de maneira a fazer-se pertencente ao lugar e à comunidade dos arredores da escola.