‘Semana do Quadrinho Nacional’ recebe a 5ª edição em Manaus

O evento é realizado desde 2019 em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, celebrado em 30 de janeiro

Manaus – A 5ª edição da “Semana do Quadrinho Nacional”, acontece nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, e 4 e 5 de Fevereiro, na Biblioteca Pública do Amazonas, localizada na rua Barroso, área central de Manaus.

blank

(Foto: Arquivo / Semcom)

O objetivo da ação é fomentar a leitura no público jovem com faixa etária de 14 a 25 anos, bem como abrir espaço para artistas locais e trazer profissionais do mercado editorial brasileiro para Manaus. Para o coordenador do evento, Evaldo Vasconcelos, a Semana do Quadrinho Nacional trabalha a transversalidade da cultura literária para a nova geração.

O evento celebra artistas brasileiros, obras e é realizado desde 2019 em comemoração ao Dia do Quadrinho Nacional, celebrado em 30 de janeiro. Entre os lançamentos anunciados para o evento está a HQ Death Hunt, obra inédita do roteirista Stan Lee, lançada pela Social Comics, o maior aplicativo de leitura de quadrinhos digitais via streaming disponível para Web, iOS e Android.

Outro destaque do evento é o Artists’ Alley, uma feira de quadrinhos autorais que, este ano, receberá artistas do Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e uma comitiva de artistas de Roraima.

A Semana do Quadrinho Nacional de Manaus terá, a partir deste ano, uma parceria com a Feira Roraimense de Quadrinhos. A colaboração entre os dois eventos visa dividir custos e permitir que alguns dos artistas convidados do Amazonas possam, também, participar em Roraima.

Entre os palestrantes, um dos destaques é a quadrinista colombiana Sindy Infante que ministrará a palestra: “Cozinhando Elefantes, Processo criativo da HQ”. A autora é mestre em Ilustração de Livros Infantis pela Cambridge School of Art, Inglaterra. Autora da história em quadrinhos Elefantes en el cuarto e coautora da HQ Recetario de sabores lejanos. Já ministrou palestras e workshops sobre ilustração, desenho e narrativa gráfica em Feiras do Livro e Festivais em diferentes países como Chile, México, Noruega e Panamá.

A seleção dos artistas convidados sempre teve a preocupação de ser mais que uma vitrine para os artistas nacionais, mas também proporcionar troca de informações com convidados que tragam conhecimento para os artistas locais e deem visibilidade no mercado editorial brasileiro para o que é produzido no Amazonas.

Mantendo essa proposta, o evento trará este ano, além de artistas de quadrinhos, também dois editores do mercado nacional para participarem de bate-papos e avaliações de portfólio com artistas do evento. Outra novidade deste ano será a realização da primeira edição do Concurso Joaquim Melo, uma seleção para artistas da região Norte.

Anúncio