Série conta a carreira de Joaquim Marinho; saiba mais

A série conta a história de vida de Joaquim Marinho e de como ele criou e manteve uma grande rede de cinemas de rua que movimentaram o Centro Histórico de Manaus

Manaus – ‘Sol, Pipoca e Magia’ é uma websérie em dez capítulos que conta a trajetória do radialista Joaquim Marinho, que também foi secretário de turismo, jornalista, produtor cultural e dono de uma rede de salas de cinema no Centro de Manaus. A produção é do grupo Planos Em Sequência e estreou na sexta-feira (22), no canal do coletivo no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UC2oG483W4WUiVOj8AebUpTg/featured). O projeto foi contemplado pelo Programa Cultura Criativa – 2020/ Lei Aldir Blanc – Prêmio Feliciano Lana, com apoio do governo federal – Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

A série conta a história de vida de Joaquim Marinho e de como ele criou e manteve uma grande rede de cinemas de rua que movimentaram o Centro Histórico de Manaus, por mais de duas décadas. Marinho era português, nascido e criado na cidade do Porto. Ainda muito jovem se mudou com a família para Manaus. Seu pai foi intitulado para gerenciar a Beneficente Portuguesa.

O historiador e radialista Joaquim Marinho (Foto: Reinaldo Okita/Arquivo GDC)

Na adolescência já era um “agitador cultural” e se apresentava em festas cantando e dublando Elvis Presley. É dele também um dos primeiros programas de rock em uma rádio do Norte do Brasil, ‘A hora do rock’, apresentado pelo “King Rock Marinho”.

Marinho realizou o Festival de Cinema do Norte que deu reconhecimento ao cineasta pioneiro no Amazonas, Silvino Santos. Já adulto, se juntou ao amigo de adolescência, Antônio Gavinho, e montou o seu primeiro cinema, o cine Chaplin. Desse cinema, outros vieram: Cine Grande Otelo, Cine Oscarito Cine Cantinflas, Cine Carmem Miranda e Cine Renato Aragão.

“Por termos produzido as entrevistas em plena pandemia, optamos por colher boa parte dos depoimentos via Zoom, durante os meses de abril a maio de 2021. A edição e finalização do material foi feito de agosto até outubro de 2021”, destaca o diretor Rod Castro. Os 10 episódios serão exibidos no YouTube, no perfil Planos em Sequência todas as sextas e terças-feiras, a partir das 19h (horário Manaus).

Anúncio