Série Guaraná chega a 16ª edição com novidades

Concertos acontecerão no Teatro Amazonas, Palácio Rio Negro, igrejas da Matriz e São Sebastião, e Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio

Manaus – A temporada de concertos da Série Guaraná começa nesta quinta-feira (12). Em sua 16ª edição, a série de música erudita terá novidades. Além do Teatro Amazonas, haverá apresentações no Centro Cultural Palácio Rio Negro, nas igrejas da Matriz e São Sebastião e no Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio. A série também contará com diversos concertos em prol da campanha ‘Doe Um Brinquedo e Ganhe Sorrisos’, nos quais a entrada será a doação de um brinquedo.

A estreia da temporada será no Teatro Amazonas, às 20h, com ‘Sinfonia Doméstica’, apresentado pela Amazonas Filarmônica sob regência de Luiz Fernando Malheiro. Com duração de uma hora e trinta minutos, o concerto reunirá obras de Wolfgang Amadeus Mozart (Serenata n.13 em sol maior ‘Uma Pequena Serenata Noturna’, K.525) e  Richard Strauss (Sinfonia Doméstica, op.53). A classificação é livre e a entrada é feita com a doação de um brinquedo.

Regente da Amazonas Filarmônica, o maestro Luiz Fernando Malheiro destaca a versatilidade do programa.  “Essa temporada terá uma programação bastante eclética, com um pouco de tudo, com vários períodos da história da música contemplados. Na abertura, por exemplo, tem Mozart, e tem Strauss, com a ‘Sinfonia Doméstica´, que nunca foi feita aqui; mas o programa vai ter também obras inéditas de Santoro, vai ter Busoni, que é um relevante compositor italiano”, adianta o maestro. “Temos a preocupação de sempre apresentar repertórios novos para o público e para orquestra”, completa.

Outro destaque desta edição, segundo o maestro Marcelo de Jesus, será a execução de ‘Missa Solemnis’, de Ludwig van Beethoven. “’Missa Solemnis’ é uma das grandes obras da série. Uma composição de grande expressão de Beethoven. O concerto terá participação do Coral do Amazonas, será um desafio para o coro, uma obra que também nunca foi feita aqui”, comenta o maestro.

Marcelo destaca ainda as parcerias da série. “Contamos com importantes parcerias que mostram a força da Série Guaraná, como é com a Embaixada da Bélgica, que há quatro anos traz o vencedor do ‘Concurso Rainha Elisabeth’ para participar dos nossos concertos. Esse ano será a mezzo-soprano Eva Zaïcik, premiada na edição de 2018”, comenta.

Em setembro

Mais dois concertos serão apresentados em setembro. No dia 19, às 20h, a Amazonas Filarmônica, desta vez sob regência de Marcelo de Jesus, apresentará ‘Shostakovich Santoro’, com obras do compositor russo Dmitri Shostakovich (Concerto para violino n.2 em dó sustenido menor, op.129) e do amazonense Claudio Santoro (Concerto para piano n.1).

O concerto contará com dois músicos convidados: o violinista italiano Alessandro Borgomanero e o pianista brasileiro, com atuação nos Estados Unidos e Europa, Aleyson Scopel. A classificação é livre e a entrada é feita com a doação de um brinquedo.

No dia 26, às 20h, a pianista Elina Sarkisian e a Amazonas Filarmônica, sob regência de Luiz Fernando Malheiro, realizam mais um concerto da Série Guaraná, apresentando obras de Sergei Rachmaninov (Concerto para piano n.3 em ré menor, op.30) e Ferruccio Busoni (Suíte Turandot, op.41). A classificação é livre e a entrada é feita com a doação de um brinquedo.

Os concertos da Série Guaraná iniciam nesta quinta-feira (12) (Foto: Michael Dantas/SEC)