Sesc AM promove oficina gratuita com o quadrinista Caeto

As inscrições são gratuitas, já estão abertas e poderão ser realizadas na biblioteca do Centro de Atividades Sesc, no Centro, zona sul de Manaus

Manaus – No período de 17 a 21 de junho, o Sesc AM promoverá mais uma edição do projeto “Arte da Palavra” com o quadrinista Caeto. As inscrições são gratuitas, já estão abertas e poderão ser realizadas na biblioteca do Centro de Atividades Sesc (Rua Henrique Martins, 427, Centro) no horário das 9h às 17h30.

O quadrinista trabalha no mercado editorial desde 2001. Publicou dois romances autobiográficos pela Quadrinhos na Cia. e fez a adaptação para HQ do livro “A Morte de Ivan Ilitch”, de Liev Tolstói, pela Editora Peirópolis. Tem dez livros publicados como ilustrador.

Mais informações sobre a Oficina podem ser obtidas pelo telefone (92) 3198-2000.

Oficina vai ocorrer no Centro de Manaus (Foto: Divulgação/Sesc)

Confira a programação da oficina

Primeiro encontro (17/6)
Contando sua experiência pessoal, o quadrinista Caeto propõe uma conversa com dicas de como escrever um roteiro. Apresenta como exemplo, o processo do roteiro da HQ (História em Quadrinhos) “Memória de Elefante”, e da adaptação em quadrinhos do livro “A Morte de Ivan Ilitch”, de Liev Tolstói. Será proposto aos alunos, iniciar a escrita de um roteiro com acompanhamento do instrutor.

o quadrinista Caeto propõe uma conversa com dicas (Foto: Divulgação/Sesc)

Segundo encontro (18/6)

Será abordada a importância de regulamentar um espaço de trabalho nos quadrinhos, a familiarização com termos técnicos de diagramação de página e a arte de romper a demarcação de uma página com consciência, sem perder o padrão.

Caeto irá apresentar técnicas de hachuras e preenchimento de preto, utilizando como exemplo o trabalho de Joe Sacco. Serão utilizadas as técnicas trabalhadas em sala para que os alunos comecem a desenhar a HQ do roteiro elaborado na aula anterior.

Terceiro encontro (19/6)

Exercício de rotatividade de quadros.

Quarto encontro (20/6)

Será proposto o resgate de uma lembrança e a elaboração de um roteiro, estruturando a quantidade de cenas e fazendo um planejamento para desenhar a história.

Quinto encontro (21/6)

Breve conversa sobre HQ sem texto, apresentando o trabalho de Gustavo Duarte e a Coleção de HQ 1000.