Sommelier sugere vinhos ideais para acompanhar a ceia de Natal

O sommelier Pedro Missioneiro listou alguns vinhos mais apropriado para o momento

Manaus – A ceia de Natal é um momento especial, em que as famílias aproveitam para celebrar e agradecer. E nada melhor do que brindar com um bom vinho, aquele que combina perfeitamente com os pratos da ceia e oferecem uma experiência gastronômica única. Para ajudar na escolha das bebidas, o sommelier do Emporium Roma, Pedro Missioneiro, listou alguns vinhos mais apropriado para o momento.

Quem planeja oferecer aos convidados várias opções, a recomendação dele é começar por um espumante, que pode ser um Champagne, Cava ou Prosecco (Foto: Divulgação)

Para quem estiver pensando em servir apenas um vinho durante a noite, a dica é escolher o preferido, aquele que está acostumado a oferecer aos amigos e familiares. Já quem planeja oferecer aos convidados várias opções, a recomendação dele é começar por um espumante, que pode ser um Champagne, Cava ou Prosecco. Qualquer uma dessas opções, segundo Missioneiro, combinam perfeitamente com o momento que antecede o jantar. “Os convidados podem apreciar a bebida comendo os aperitivos”, disse.

De acordo com ele, o tradicional Peru de Natal pede como acompanhamento um vinho menos tânico, ou seja, menos adstringente ao paladar. A indicação são os vinhos tintos, como Pinot Noir, Merlot, Grenache, Shiraz ou Zinfandel. Caso os convidados prefiram vinha branco, opções como Sauvignon Blanc, Viognier e Chenin Blanc.

No caso de quem vai servir Lombo de Porco na ceia, os vinhos tintos sugeridos anteriormente também harmonizam perfeitamente. “Para esse prato um vinho branco Chardonnay é uma ótima pedida”, explicou.

Se no cardápio tiver pratos à base de Bacalhau, as bebidas da região do Vinho Verde, em Portugal, a exemplo dos Alvarinhos, dão um toque especial à comida. Outras opções são o Touriga Nacional, Trincadeira e Tinta Roriz. Todos vinhos portugueses.

Para acompanhar as sobremesas, sejam elas as tradicionais rabanadas, o brigadeiro de colher, frutas frescas ou torta de nozes, o vinho do Porto fechará a noite com chave de ouro. Dependendo da variedade de doces, o vinho Late Harvest (Colheita Tardia), seja ele argentino, chileno, italiano, francês, israelense ou húngaro, combina muito bem.

Na Adega Emporium Roma, os clientes encontram todos os vinhos sugeridos.

Anúncio