Tatá Jatobá apresenta músicas de matriz africana em forma de samba

O espetáculo é gratuito e acontece nesta sexta-feira, no Teatro da Instalação

Manaus – Mostrar a grandeza e a beleza que existe na história das religiões de matriz africana. Esta é uma das intenções da cantora Tatá Jatobá com o projeto ‘Pra Santo Sambar’. O espetáculo é gratuito e será apresentado nesta sexta-feira (3), a partir das 19h, no Teatro da Instalação, localizado à rua Frei José dos Inocentes, s/n, Centro de Manaus.

(Foto: Divulgação)

“O projeto Pra Santo Sambar é uma vontade antiga de homenagear a cultura afro e poder levar para o palco, a beleza das religiões de matriz africana mostrando a importância das canções dentro dos cultos aos Orixás e trazendo sambas exaltando as entidades. O objetivo além da homenagem é mostrar a grandeza e a beleza que existe na história de cada Orixá, dando força à luta contra a intolerância religiosa e preconceito”, afirma Tatá Jatobá.

Segundo o produtor do projeto, Otávio Oliveira, a ideia do projeto é trazer músicas e os ritos de matriz africana em ritmo de samba para o palco.

“Entendendo que as músicas de matriz africana é o principal meio pra se chegar e pra se cultuar ao santo, pra se cultuar a divindade, seja ela o Exu ou Orixá. Tatá precisou pesquisar e chegou a visitar algumas casas de terreiro nos últimos dois meses e conversou com alguns pais santo pra entender como funciona, pra fazer essa catalogação. Inclusive em uma das fases do projeto foi ofertada oficinas de tambor e atabaque. As músicas de matriz africana são do repertório da música popular brasileira, já conhecidas”, pontuou Otávio.

Sobre a artista

Tatá Jatobá descobriu sua vocação para a música ainda criança, período em que iniciou seus estudos. Aos 17 anos, se profissionalizou na arte. Cantora e compositora, teve em seus pais seu maior incentivo. Passou por bandas como “Veneno da Madrugada” e “Soda Billy”, onde costumava interpretar canções nos estilos Blues, Jazz e Rock.

Participou de festivais de música no Estado do Amazonas e, atualmente, possui um trabalho voltado à Música Popular Brasileira e ao Samba.

Anúncio