Teatro Amazonas será palco do lançamento do primeiro CD de Ellen Fernandes

O show de lançamento do CD ‘Batelão da Amazônia’ será no dia 15 de março

Manaus – A cantora e compositora amazonense Ellen Fernandes lança no dia 15 de março, no Teatro Amazonas, o CD ‘Batelão da Amazônia’, o primeiro da sua carreira musical. O show conta ainda com o baixista Fí Maróstica, o baterista Cléber Almeida e o pianista Salomão Soares.

(Foto: Divulgação)

Entre participações especiais da noite estará o cantor David Assayag que gravou uma participação na canção ‘Seringueira’, que faz alusão ao momento histórico do ciclo da borracha, além do violonista Neil Armstrong e outros.

A cantora conta com a participação do público amazonense para o show, que pela primeira vez revela suas composições com inspiração nas narrativas amazônicas para a obra musical.

“Minhas composições musicais buscam enaltecer e valorizar a diversidade da nossa terra e o desejo de reflexão sobre a importância da preservação. Quando canto sobre a Amazônia tento um fazer artístico para além do entretenimento”, comenta.

Produção

Álbum foi gravado no Estúdio Arsis, em São Paulo, do engenheiro de som Adonias Jr., referência em produções nacionais de destaque internacional. “Acredito que uma produção amazônica gravada num lugar tão conceituado poderá nos colocar em lugar de destaque em muitos sentidos”, explica a artista.

Quem assina a produção musical do CD é Fi Maróstica. Na parte rítmica, dito por Ellen como “o coração” do CD, está o baterista, pesquisador e divulgador de ritmos brasileiros, Cléber Almeida, e o pianista Salomão Soares, detentor de prêmios internacionais.

De Manaus

Ellen Fernandes é musicista e iniciou a carreira estudando canto e violão no Liceu Cláudio Santoro, em Manaus. Estudou arranjo e composição e é mestre em Música Popular, na área de Etnomusicologia, pela USP, onde pesquisou a música indígena da etnia Sateré Mawé do Amazonas. Também é socióloga formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

O marco inicial da carreira foi o convite do músico e poeta Celdo Braga para cantar no Teatro Amazonas com o grupo musical Raízes Caboclas. Já em São Paulo, diversos shows com a temática amazônica. Em 2016 fechou o Festival Literário de Extrema em Minas Gerais. O primeiro single ‘Çapó’, fruto de seu processo de aprofundamento das sonoridades indígenas no Amazonas, foi lançado em 2017 nas plataformas digitais.

Em 2018 viajou pela França e Itália, nas Ilhas eólicas na Sicília, onde apresentou repertório de músicas Amazônicas e do cancioneiro popular brasileiro. Em 2019 apresenta show no circuito Sesc em São Paulo com canções autorais e do cancioneiro amazônico. É tema de carnaval do Sesc Santo Amaro com o show ‘Cortejo do Norte’.