‘Teias Urbanas’ une poesia e artes visuais

O projeto teve como ponto de partida a aproximação e mistura de linguagens artísticas, usando de literatura e ilustrações para compor as intervenções

Manaus – Há duas semanas, um projeto de ocupação artística tem feito aplicações em espaços abertos pelas zonas de Manaus. O projeto Teias Urbanas vem com a proposta de transformar alguns lugares específicos da cidade e o olhar do manauara sobre seu berço.

O projeto teve como ponto de partida a aproximação e mistura de linguagens artísticas, usando de literatura e ilustrações para compor as intervenções. A ideia é tecer o dia a dia da cidade junto com a paisagem.

“Teias Urbanas surgiu de uma inquietação minha em relação ao escoamento dos meus textos. Alguns amigos me estimularam a buscar incentivos para a produção e integrei as linguagens artísticas para montagem do projeto, convidei artistas que admiro e acreditei que fariam a composição perfeita para o trabalho”, disse Rafael Cesar idealizador e responsável pelos poemas.

A arte visual e a arte literária provocam uma reflexão sobre a vivência urbana (Foto: Keyla Serruya/Divulgação)

Ele trouxe para sua companhia os artistas plásticos Ingrid Gonçalves e Francisco Ricardo como ilustradores, e tem como Direção de Produção a artista visual Keila Serruya.

A arte visual e a arte literária dos três artistas provocam uma reflexão sobre a vivência urbana em Manaus, pelo ponto de vista de cada um deles. Importante ressaltar que os textos não foram enviados aos artistas para serem ilustrados, mas para que os artistas utilizassem os textos para compor as obras, algumas prontas, outras em processo ou a livre criação de novas ilustrações.

“Fiquei feliz em estar no Teias Urbanas. É uma oportunidade do meu trabalho sair de dentro das galerias, entrar em contato com um público diferente, e perceber a reação da cidade”, completa o artista plástico Francisco Ricardo.

O projeto foi contemplado com o prêmio Conexões Culturais Manauscult 2017, durante o mês de março e já passou pelas zonas Sul e Leste da capital.