Terapeuta fala sobre os impactos psicológicos de 2020

A amazonense Samiza Soares ressalta a importância de se buscar ajuda profissional, sobretudo para quem foi diretamente impactado pela pandemia

Manaus – O ano de 2020 foi marcado por inúmeras tragédias, e, a principal delas, foi a pandemia da Covid-19, que ainda provoca danos emocionais e financeiros em todo o mundo. Com a proximidade de um novo ano e a incerteza sobre quais desafios ainda vamos ter que enfrentar, surge a dúvida: qual o impacto dessa tragédia em nossas vidas?

Segundo a psicanalista e terapeuta amazonense Samiza Soares, 2020 provocou inúmeros impactos e traumas, sobretudo, naquelas pessoas que foram diretamente atingidas pela pandemia, mas todos podemos ser tratados emocionalmente com ajuda especializada.

“Em 2020 lidamos de perto com a morte, tempo de muito mais despedidas do que encontros, lidamos com a perda e com a constante sensação de alerta e incertezas. Sabemos que essas sensações podem levar ao sentimento de angústia, que é o mais complexo de ser tratado”, revela. “Tivemos que aprender que não abraçar e manter um distanciamento é a melhor e mais segura forma de amar atualmente”, destaca.

A especialista faz um alerta sobre qual o momento certo de buscar ajuda.

“Devemos nos cuidar e cuidar das pessoas que estão próximas e ficarmos atentos aos sinais que elas mandam. Se a angústia, a vontade de se isolar, a tristeza persistirem por mais de seis meses, é sinal de que pode haver um princípio de depressão e que é urgente a necessidade de acompanhamento profissional, precisamos continuar nos cuidando e cuidando de quem amamos. Porém, sem pânico, por favor, pois esse sentimento pode nos trazer graves problemas emocionais”, alerta.

Anúncio