Tubones: coral da UEA encanta público no Teatro Amazonas

Grupo apresentou-se no com show gratuito no teatro, celebrando uma década de existência

Manaus – Os dez anos do Tubones Coral, grupo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), foram comemorados em grande estilo no Teatro Amazonas. Na noite de quarta-feira (14), foi realizado um show para convidados e também aberto ao público.

Durante uma hora, o grupo encantou os presentes ao entoar ritmos diversos, sucessos nacionais e regionais. O grande homenageado da noite foi o cantor e compositor Milton Nascimento que, recentemente, despediu-se dos palcos.

Fizeram parte do repertório do Tubones Coral para a apresentação no TA as seguintes músicas: O bêbado e o equilibrista; Maria Maria; Nos bailes da vida; Amazonas moreno; Saga do canoeiro; Festa da raça; Sentimento Caprichoso; Vermelho; Feitiço da vila; e Brasileirinho.

Para o maestro Fábio Carmo, coordenador do coral e pró-reitor de Ensino de Graduação da UEA, o momento foi ímpar. “É uma alegria e satisfação enorme poder continuar com esse trabalho. Dez anos sendo, efetivamente, um projeto de extensão e fazendo a extensão da universidade. Esse momento no Teatro Amazonas é de celebração. Agora é se divertir.”

A gestão superior da UEA marcou presença no evento. A vice-reitora, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, representou o governador do Amazonas, Wilson Lima. O Tubones também foi prestigiado por pró-reitores, diretores de unidades; diretores de órgãos suplementares e servidores da UEA.

Na plateia do Teatro Amazonas, a aposentada Maria Luíza de Barros Ferreira não escondia a empolgação. “Eu vim por um convite da minha amiga, pois o filho dela toca no coral. Espero um grande evento e uma grande apresentação”. A copeira Alzira Moura, mãe de Alisson Moura, trombonista baixo, era só orgulho. “É maravilhoso ver meu filho tocar, gratificantes demais! É um trabalho de anos que ele vem fazendo.”

Turnê

Recentemente, o Tubones Coral iniciou turnê pelo interior do Amazonas para festejar os dez anos e apresentar o grupo ao povo amazonense. São Gabriel da Cachoeira foi o primeiro município visitado, seguido de Careiro Castanho, Tabatinga e Manaus. Os próximos serão Manacapuru, Tefé, Parintins, Coari, Presidente Figueiredo e Itacoatiara.

Formação

Hoje, o grupo conta com 16 integrantes, sendo 11 trombones tenores, dois trombones baixos, uma tuba e dois percussionistas. No show no TA, estiveram presentes 12 musicistas: Fabio Carmo Plácido Santos, Victor Gabriel Ferreira de Figueiredo; Jorge Ricardo de Araújo Lopes; Jessé Sicsú de França; Alexandro Felipe Brito Barbosa; Cristian Nelson Moraes Barria Igor; Mauro Joel Vieira Mota; Alison Moura da Gama; Jarleson Santos Braz; Wellington da Silva França; Jânio Girão e Jonas Caio da Rocha Fonseca.

Anúncio