Centros culturais da SEC têm novo horário de funcionamento

Espaços passarão a funcionar das 13h às 21h, com atendimento aos visitantes das 13h às 17h; mudança abrange centros culturais Palácio Rio Negro, Palácio da Justiça e Usina Chaminé

Manaus – A partir deste mês, os centros culturais mantidos pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) passam a receber visitantes em novo horário. O atendimento voltado aos turistas acontece agora das 13h às 17h, de segunda-feira a sábado, e das 11h às 15h, aos domingos. Anteriormente o atendimento acontecia de terça a sábado, das 9h às 13h.

A mudança abrange os Centros Culturais Palácio Rio Negro, Palácio da Justiça e Usina Chaminé, no Centro de Manaus, que passarão a funcionar efetivamente das 13h às 21h. O Centro Cultural dos Povos da Amazônia, no Distrito Industrial, mantém o atendimento para visitantes das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

A mudança no horário visa permitir a inclusão, no período de funcionamento dos locais para o público, das ações e atividades promovidas nos centros culturais por meio do Programa Espaço Aberto. Lançado no final de outubro passado, o programa de ocupação da SEC vem abrindo espaço para shows musicais, concertos, recitais, espetáculos de dança e teatro, apresentações circenses, lançamentos de livros, ensaios e outras atividades artísticas e culturais nos centros administrados pela Secretaria.

“Esperamos que a ocupação tenha uma programação mais regular a partir de 2018. Se hoje temos uma ação acontecendo uma ou duas noites por semana num local, a ideia é que venhamos a ter atividades quatro noites por semana. Queremos que os centros culturais tenham uma vida ativa”, assinala Taciano Soares, diretor de Centros Culturais da SEC. “A proposta é estimular essas atividades, para que as pessoas voltem a frequentar os centros culturais, e saibam que ali terão opções de arte e cultura”.

Centro Cultural Palácio Rio Negro passa a funcionar em novo horário (Foto: Divulgação/SEC)

Soares reitera a ocupação dos centros culturais como forma de permitir a ocupação dos espaços tanto pela classe artística quanto pelo público, e cita como exemplo o Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro. “Hoje o CCBB é um espaço enorme, mas há 30 anos não era assim, começou devagarinho. E por isso acreditamos em nossos centros culturais, que são menores, mas têm um potencial incrível para escoar a produção artística e cultural, ao lado dos teatros de difusão”, comenta.

Atendimento ao turista

A mudança, de acordo com Soares, está sendo comunicada às agências de turismo para adaptação das atividades realizadas junto aos visitantes de fora de Manaus ao novo horário. “Os centros culturais têm uma condição especial, de serem espaços artísticos e também turísticos. Recebemos muitos turistas espontâneos e também aqueles trazidos por agências”, diz.

O diretor aponta que a mudança no horário dos centros culturais terá inicialmente caráter experimental. “Estamos investindo e dispostos a observar como serão os resultados. É uma proposta um pouco ousada, pois de fato modificamos um horário que já era de costume”, explica.

“Por outro lado, não era costume ter artistas dentro dos espaços, portanto são duas medidas para atualizar o que é um centro cultural: a coabitação do turístico, da memória, com o presente, que é a produção artística do Estado”.

Teatro Amazonas também com novos dias e horários

O novo horário de funcionamento do Teatro Amazonas está movimentando ainda mais o espaço cultural que é referência na capital amazonense. O local, que funcionava de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, agora funciona também aos domingos e segundas-feiras, das 9h às 14h, o que permite uma maior aproximação de turistas e moradores locais do maior atrativo cultural de Manaus.

A ampliação dos dias e horários de funcionamento do Teatro Amazonas busca promover maior acesso dos amazonenses aos espaços culturais e fortalecer os setores da cultura, turismo e economia. A mudança demonstrou bom resultado já em seus primeiros dias de adoção: no domingo (14), a casa recebeu mais de 390 visitações e, na segunda-feira (15), 218.

Visitas ao Teatro Amazonas podem ser feitas, também, aos domingos e segundas (Foto: Divulgação/SEC)

Gerente de Turismo do Teatro Amazonas, Gisele Felipe assinala a importância do novo horário no que diz respeito à aproximação do público com o espaço cultural. “Esse novo horário contribui muito para aquelas pessoas que possuem uma agenda mais atribulada por conta do trabalho, dentre outros compromissos, e também para os próprios turistas, que poderão apreciar o espaço a qualquer dia”, disse.

 

Visitação

O Teatro Amazonas funciona todos os dias para visitas guiadas, abrindo de terça-feira a sábado das 9h às 17h, e aos domingos e segundas-feiras, das 9h às 14h. As visitas permitem que o público possa ver e conhecer detalhes de ambientes como o salão de espetáculos; o salão verde de ópera, com algumas maquetes de cenários de óperas já encenadas na casa lírica; o Salão Nobre; o espelho de cristal; e o Museu do Teatro Amazonas.

Entrada: Gratuita para pessoas nascidas no Amazonas, mediante comprovação de naturalidade com documento oficial com foto. Ingresso a R$ 20 para demais visitantes, em valor de inteira; idosos (com idade igual ou acima de 60 anos), estudantes, professores, militares, doadores de sangue, e pessoas com deficiência e seus acompanhantes pagam meia-entrada. São aceitos pagamentos em dinheiro e cartões de débito e crédito (sem opção de parcelamento), e em dólares dos Estados Unidos (no valor de US$ 5).