Santa Catarina possui três cidades na categoria “A” no mapa do turismo brasileiro

Um dos estados mais procurados para quem deseja curtir as praias do sul do país, Santa Catarina teve uma melhoria de categoria de 25 municípios

Manaus – Um dos estados mais procurados para quem deseja curtir as praias do sul do país, Santa Catarina teve uma melhoria de categoria de 25 municípios no Mapa do Turismo Brasileiro, realizado pelo Ministério do Turismo.

Santa Catarina possui três cidades na categoria “A”. (Foto: Reprodução da Internet)

A melhoria no ranking se deve ao crescimento econômico no setor, tanto pelo aumento no número de empregos por meio do turismo, quanto pela ampliação de estabelecimentos formais de hospedagens ou fluxo de turistas brasileiros e estrangeiros. O setor, que hoje já representa 13% da movimentação econômica do Estado, no ano passado teve um crescimento de 6,7%”.

As cidades melhores classificadas estão na categoria A. Em um universo de 3.345 municípios que constam no Mapa do Turismo Brasileiro, 57 foram considerados categoria ‘A’. Em Santa Catarina, três municípios estão nessa classificação: Florianópolis, Bombinhas e Balneário Camboriú. A categorização é um instrumento importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo nos municípios e serve também como balizador de políticas públicas do setor e direcionamento de verbas federais. Apenas municípios categorizados como A, B, C ou D podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico.

Destaque para a cidade de Bombinhas que vem melhorando o turismo na região, com suas belezas naturais exuberantes, que atraem visitantes de várias regiões do Brasil e do Mercosul, bem como de investimentos em infraestrutura e participação da iniciativa privada.  

O verão é um dos períodos de maior movimento nas pousadas em bombinhas. A cidade recebe visitantes de todos os Estados, principalmente do Sul país, em busca de descanso e boas praias.