Sete dicas para ter uma viagem de férias segura e tranquila

Especialista dá dicas para voos nacionais e internacionais. Uma delas é quanto à exigência de vacinação antes da viagem

Manaus – Janeiro é o mês que tradicionalmente muitas pessoas aproveitam para tirar férias e viajar com a família. Para ajudar quem vai sair da cidade nesse período, Luciana Marques, especialista de Marketing da MAP Linhas Aéreas, preparou um guia com sete dicas para uma viagem segura e tranquila. Confira:

Confira sete dicas para ter uma viagem de férias segura e tranquila (Foto: Divulgação)

1. Confirmação

Antes do dia da viagem, é preciso certificar-se que o comprovante da compra da passagem foi enviado para o e-mail. Caso a confirmação não seja enviada em 24 horas, é necessário entrar em contato com a companhia aérea.

2. Planejamento

Segundo Luciana Marques o passageiro deve chegar com antecedência no aeroporto. No caso de voos nacionais, a orientação é duas horas antes da decolagem e, quanto a viagens internacionais, quatro horas. Uma dica, diz ela, é simular o trajeto até o aeroporto para saber quanto tempo leva até o local.

3. Documentação

Luciana lembra que antes de sair de casa, é importante checar toda documentação. Nos voos nacionais é exigido apenas documento oficial com foto (RG, carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho e profissional, registro de reservista). Para as viagens internacionais é obrigatório levar o passaporte dentro da validade. Se o país de destino exigir o visto para entrada, é preciso solicitar com antecedência.

4. Bagagem

Outro ponto que precisa ser checado pelo passageiro com antecedência é quanto às bagagens. Cada companhia tem suas regras, por isso é melhor buscar informação. Uma dica da MAP Linhas Aéreas é que os passageiros levem os objetos frágeis na bagagem de mão.

5. Raio X

O passageiro deve evitar o uso de roupas e acessórios metálicos que possam ser interceptados pelos aparelhos de raios-x, como broches, cintos, brincos, pulseiras, relógios entre outros.

6. Vacinação

No caso de viagem internacional, os passageiros devem prestar bastante atenção para as exigências na hora de ingressar nesses países, como a vacinação contra a febre amarela. Antes da viagem o ideal é buscar informações na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

7. Informação

Em caso de dúvida sobre qualquer um dos procedimentos antes do embarque, o ideal é pedir informação no balcão da companhia aérea.