Teresina e as belezas pouco conhecidas

Áreas verdes, rios caudalosos e luxuosos prédios residenciais, são alguns dos destaques da cidade. Quem tiver uns dias extras vai ficar surpreso com a região do Delta do Rio Parnaíba

Teresina – Teresina não costumava ser lembrada como destino turístico, mas isto está mudando. Áreas verdes, rios caudalosos e luxuosos prédios residenciais, são alguns dos destaques da cidade. Mas isto é apenas o ponto de partida. Quem tiver uns dias extras e esticar o passeio até o litoral do Piauí, vai ficar ainda mais surpreso com a região do Delta do Rio Parnaíba.

Para conhecer a história do estado o lugar certo para começar a visita é o Museu do Piauí, belo sobrado em estilo colonial que já serviu de sede ao Governo da Província e Poder Judiciário, e que hoje abriga valiosas peças históricas. Os hoteis em teresina também guardam um pouco da sua história e peculiaridades, seus charmes e detalhes históricos encantam qualquer turista.

Delta do Parnaíba (Foto: Reprodução)

A Igreja de São Benedito, construção do século 19, é um dos marcos mais conhecidos e representativo da cidade, bem como o Teatro 4 de Setembro (Sua São Pedro), centenário prédio com arquitetura de inspiração portuguesa e detalhes greco-romanos.

Não deixe de visitar o Centro de Artesanato, um imponente prédio já serviu como sede da polícia estadual, e agora, totalmente recuperado, é o endereço certo para encontrar tudo isso e mais um pouco. Situado exatamente em frente à Praça Pedro II, ele é popularmente conhecido como Centro do Mestre Dezinho, homenagem a um dos maiores artesãos que o nordeste do Brasil já conheceu.

Mas o grande destaque de um passeio ao Piauí é sem dúvida conhecer o delta do rio Parnaíba. Este rio nasce na Chapada das Mangabeiras e percorre 1485 km até desembocar no mar, formando um espetáculo de rara beleza. O nome Delta é utilizado para designar aqueles rios que ao desaguar no oceano dividem-se, e formam vários canais e em apenas em três lugares do mundo este fenômeno acontece: Rio Nilo (Egito), YangTze (China) e Parnaíba.

Anúncio