Última chamada para eventos literários

Edital da Petrobras para feiras de literatura infantil tem prazo até o dia 12 e o Prêmio Sesc de Literatura recebe obras inéditas de escritores de todo o País até o dia 18 de fevereiro

Manaus – Termina nesta semana o prazo de envio de projetos para a seleção Petrobras Cultural Para Crianças, que visa conceder patrocínio a feiras e ações literárias. O objetivo da empresa é identificar projetos voltados para o público infantil, com ênfase em crianças de até 6 anos de idade. Podem concorrer feiras literárias, jornadas literárias, bienais de livros, eventos de quadrinhos e outros formatos que possibilitem reunião de editores e livreiros para exposição de livros. Os interessados devem inscrever as propostas até as 18h (fuso de Brasília) da sexta-feira (12) no site da petrobras cultura.

Leitura Petrobras e Sesc contemplam escritores e eventos (Foto: Divulgação)

Os projetos serão avaliados por uma comissão de especialistas em primeira infância e literatura. Também serão aceitas propostas voltadas para público mais amplo, desde que contenham um recorte de ações para o público infantil e da primeira infância. Haverá, ainda, pontuação adicional para atividades a serem realizados em cidades com até 200 mil habitantes, de forma a democratizar a cultura no País.

O gerente de Patrocínio e Eventos da Petrobras, Aislan Greca, lembra que os eventos poderão ser realizados em qualquer cidade do Brasil ou digitalmente. “O intuito é selecionar atividades voltadas à mediação e incentivo à leitura. Queremos despertar a curiosidade do público infantil para o vasto mundo da literatura. Diversas pesquisas reforçam que de zero a seis anos de idade a criança se desenvolve habilidades cognitivas fundamentais que vão durar para toda a vida”, afirma.

Os projetos deverão ser realizados entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022. No caso de necessidade de distanciamento social à época do início da realização, as atividades presenciais poderão ser adaptadas para o formato digital, desde que as substituições sejam compatíveis com o escopo original e aprovadas pela Petrobras.

Sesc

As inscrições para o Prêmio Sesc de Literatura, um dos mais importantes do País e consagrado na distinção de escritores inéditos, continuam abertas até o dia 19 de fevereiro. Obras ainda não publicadas podem ser inscritas nas categorias Romance e Conto. Os interessados devem concluir o processo de inscrição, que é gratuito e online, pelo site. O regulamento completo pode ser acessado em no portal do Sesc.

Ao oferecer oportunidades aos novos escritores, o Prêmio Sesc de Literatura impulsiona a renovação no panorama literário brasileiro e enriquece a cultura nacional. Os vencedores têm suas obras publicadas e distribuídas pela editora Record, com tiragem inicial de 2 mil exemplares. Desde a sua criação em 2003, mais de 16 mil livros foram inscritos .