Websérie Endemia estreia nesta sexta-feira na TV

A websérie Endemia estreia nesta sexta-feira (16), as 23h, na TV Ufam (canal 8 NET Digital). A produção será exibida semanalmente

Manaus – A websérie Endemia estreia nesta sexta-feira (16), as 23h, na TV Ufam (canal 8 NET Digital), dentro do Cine Narciso Lobo. A produção será exibida semanalmente, com episódios novos às sextas e reprises durante a semana. A websérie foi indicada na categoria ‘Melhor produção audiovisual com temática e preocupação ambiental’, no Festival de Audiovisual Cawcine, promovido pela CAW Produções.

A produção audiovisual é um trabalho documental e ficcional que mistura a rotina de isolamento social de sete pessoas durante o ano de 2020. A dramaturgia do roteiro ficcional ocorre em Manaus e mostra as dificuldades diárias com a chegada da pandemia de Covid-19. Dividido em cinco episódios que retratam doze meses, a websérie apresenta questões vivenciadas durante o isolamento social, como as dificuldades financeiras, a rotina cansativa e a relação à distância por meio das novas tecnologias.

Na obra, as personagens dividem relatos, desabafos e reflexões, tornando ficção e realidade cada vez mais próximas, e transformando dramaturgia em documentário.

A websérie Endemia foi produzida por artistas independentes de Manaus, contando com profissionais na área do teatro e do audiovisual. As filmagens foram feitas à distância, nas casas dos atores. A produção é resultado de um projeto contemplado no edital Prêmio Manaus de Conexões Culturais 2020, por meio da Lei Aldir Blanc.

Festival

Inscrita no Festival Cawcine, Endemia concorre com várias outras produções brasileiras. A websérie manauara foi indicada para a categoria ‘Melhor produção audiovisual com temática e preocupação ambiental’. O diretor da obra, Diogo Ramon, também foi premiado com o Troféu Destaque do evento pela relevância e qualidade do trabalho. “Pensar no combate à pandemia é pensar no bem comum de todos. Produzir um trabalho audiovisual com um conteúdo sobre a situação que estamos vivendo em coletivo é levar um discurso de cuidado com a vida humana, não só nas cenas, mas nos bastidores também, pensando nos trabalhadores que ali estão e nos seus familiares e amigos. (…) É lutar contra o vírus causador da pandemia e contra os tantos que produzem o egoísmo e a hipocrisia”, declarou Ramon.

O Cawcine é um Festival Multicultural Nacional de Cinema Independente que em 2021 completa dez anos. O evento é realizado pela CAW Produções, um coletivo de artistas independentes, que visa incentivar e estimular obras audiovisuais de todo Brasil. O festival conta, anualmente, com uma programação que busca fortalecer produções realizadas também com um celular, enriquecendo a criação cinematográfica nacional e da Língua Portuguesa, bem como incentivar as que possam ser mais sustentáveis.

A websérie Endemia estreia nesta sexta-feira (16) na TV Ufam, mas também se está disponível no YouTube.

Anúncio