Manaus – Duas pessoas foram presas em flagrante por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Idoso (DECCI), na tarde desta segunda-feira (9). Os suspeitos foram autuados pelos crimes de extorsão, apropriação de bens, retenção de documentos e usura, contra uma idosa de 69 anos. As prisões aconteceram em uma agência bancária localizada na Avenida Boulevard Álvaro Maia, no bairro Centro na zona sul de Manaus.

(Foto: Divulgação)
De acordo com informações da Delegada Andrea Nascimento, titular da especializada, a equipe policial chegou aos criminosos por meio de uma denúncia anônima relatando que a idosa estava sendo cobrada de forma abusiva por agiotas.
“Esta foi mais uma denúncia que chegou até a delegacia, informando que essa idosa estava sofrendo uma cobrança abusiva desses autores, uma vez que ela realizou um empréstimo em 2016 no valor de R$ 4.000, empréstimo que era cobrado juros de 20% ao mês, então ela já tinha efetuado o pagamento de mais de R$ 40. 000, e não conseguia quitar essa dívida”, explicou a titular.
Na ação, a equipe policial chegou ao local e conseguiu observar a conduta de um dos acusados que estava acompanhando a idosa, entregando a ela o cartão para fazer o saque do dinheiro, que de acordo com a delegada, os agiotas ficam com os cartões das pessoas que realizam o empréstimo. Prontamente os policiais deram voz de prisão ao homem que informou que estava apenas cumprindo ordens.
“Nós chegamos também até o escritório do mandante, outro autor preso, um ex-policial militar aposentado, no local localizamos mais de 240 cartões de contas bancárias os quais eles tinham total acesso as movimentações bancárias, realizando saques, transferências, cobrando esses juros exorbitantes”, finalizou a Delegada.
Segundo informações o escritório dos autores deste crime funcionava no bairro Cachoeirinha, zona Sul da Capital. Os dois homens foram encaminhados para a Central de Recebimento e Triagem (CRT) onde ficarão a disposição da Justiça.