‘Ele era um vagabundo’, diz suspeito de matar o próprio irmão, no bairro Cidade de Deus

André Pena Rodrigues, 29, foi preso suspeito de matar o irmão, Augusto Pena Rodrigues, 33, após um surto da vítima provocado por consumo de drogas. Crime aconteceu em 2013

Manaus – André Pena Rodrigues, 29, foi preso suspeito de matar o irmão, Augusto Pena Rodrigues, 33, após um surto da vítima provocado por consumo de drogas. A prisão aconteceu na casa do suspeito, situada na Rua Omar Aziz, conjunto Alfredo Nascimento, bairro Cidade de Deus, zona norte da capital. “Ele era um vagabundo”, disse André, a respeito da vítima, em coletiva de imprensa realizada na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), na tarde desta segunda-feira (29).

André fugiu para o município de Careiro da Várzea, assim que ganhou liberdade em 2013, após passar um período preso (Foto: Yago Frota/GDC)

Segundo o responsável pela DEHS, delegado Paulo Martins, o crime ocorreu na madrugada do dia 26 de junho de 2013, na Rua São Francisco, bairro Cidade de Deus.

O suspeito relatou à polícia que estava bebendo com a vítima, quando ela teve um surto após consumir drogas e tentar agredi-lo. “Nesse momento, para se defender, André sacou um pedaço de pau e matou o irmão a pauladas”, explicou Martins.

Ao saber que seria julgado, André fugiu para o município de Careiro da Várzea (a 25 quilômetros a leste de Manaus), assim que ganhou liberdade em 2013, após passar um período preso.

Em coletiva de imprensa realizada na DEHS, na tarde desta segunda-feira, André disse que se sentia cansado das ocasiões em que Augusto chegava na casa onde moravam confrontando-o a respeito de entorpecentes. “Ele mandava eu e o meu irmão irmos atrás de drogas para ele, quando ficava sem os entorpecentes”, relatou.

Ainda conforme André, ele e outro irmão se sentiam ameaçados com os surtos de Augusto, provocados pelo uso de drogas. “Ele era desprezado por todos da família. Chegou a ameaçar nosso pai e (nossa) mãe”, relatou. André  afirmou estar arrependido do crime que cometeu.

Prisão

As equipes de polícia conseguiram chegar até André por meio de uma denúncia. “Neste ano, recebemos informações de que ele retornou a Manaus, na Semana Santa, na qual fizemos diligências para poder encontrá-lo, quando soubemos que ele estava escondido na casa de um irmão”, disse Martins.

Ao chegar ao local, na manhã do dia 22 de abril, a equipe de investigação conseguiu prender André, que não reagiu à abordagem policial.

André já possui uma passagem pela polícia por tráfico de drogas, conforme Martins. Ele responderá por homicídio, sendo enviado ao Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM)

Anúncio