Homem é preso com 400 quilos de carvão vegetal ilegal no AM

A carga avaliada em R$20 mil foi encontrada dentro de uma kombi

Manaus – Um homem, de identidade não revelada, foi preso com 400 quilos de carvão vegetal ilegal, durante patrulhamento ostensivo em zona rural, no último domingo (11), no km 23 da rodovia AM-010.

(Foto: Divulgação PM/AM)

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), abordaram uma Kombi com diversas sacas. Durante procedimentos de abordagem e revista no veículo foi constatado que se tratava de 20 sacas de carvão vegetal.

Questionado, o condutor do veículo confessou que não possuía o Documento de Origem Florestal (DOF) e nem Nota Fiscal para o transporte da carga, avaliada em R$20 mil. Além das sacas de carvão vegetal, o veículo também foi apreendido.

O homem foi preso e encaminhado, juntamente com o material, para o 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Crime ambiental

É crime ambiental vender, transportar, guardar ou expor à venda produtos de origem vegetal (carvão ou madeira), sem a devida licença ou em desconformidade com a documentação.

É crime ambiental construir, instalar ou fazer funcionar estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, ou contrariando as normas legais e regulamentares pertinentes.

O descumprimento da ordem sujeita seus autores às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Anúncio