Homens são presos e jovem apreendido por tráfico e porte ilegal de armas

Os casos aconteceram em diferentes zonas de Manaus

Manaus – Três homens foram presos e um adolescente apreendido, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, durante ações distintas das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), Força Tática e 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom). As prisões aconteceram neste sábado (29) e madrugada deste domingo (30), nos bairros Armando Mendes, zona leste; Educandos, na zona sul; avenida do Turismo e Santa Etelvina, na zona norte de Manaus.

A primeira ocorrência foi registrada pela Rocam, no sábado (29), por volta das 13h30, durante patrulhamento na rua Amâncio de Miranda, bairro Educandos, quando um adolescente de 17 anos foi apreendido com duas armas de fogo com munições.

De acordo com informações da equipe da Rocam, o adolescente quando avistou a viatura tentou fugir da abordagem, porém ele foi alcançado e abordado; e logo confessou que guardava armas de fogo embaixo do colchão em sua residência. Os policiais foram ao local, e localizaram um revólver calibre 38 com três munições, e uma outra de calibre 32, além de um aparelho celular. Ele foi conduzido à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (DEAAI).

Ainda no sábado, em outra ação da Rocam, os policiais receberam denúncia anônima, sobre um indivíduo conhecido como “Capeta”, que estava traficando drogas e portando arma de fogo na rua D, bairro Armando Mendes, na zona leste.

A Equipe foi até o endereço denunciado, quando o suspeito ao perceber a chegada da viatura tentou fugir, mas colidiu com uma porta de vidro e se cortou, em seguida caiu. Nesse momento, a guarnição conseguiu realizar a detenção do infrator, que estava com um revólver calibre 38 com quatro munições intactas; e porções de substâncias com aspecto de haxixe e oxi.

O suspeito foi conduzido ao Hospital e Pronto Socorro João Lúcio (HPS) para atendimento médico, em seguida levado ao 14° Distrito Integrado de Polícia (DIP), onde foi constatado que havia um mandado de prisão em desfavor do acusado por tráfico de drogas e homicídio.

Força Tática 

Na madrugada deste domingo (30) policiais da Força Tática, efetuaram a detenção de um jovem, 23, por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas. A prisão ocorreu no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus.

A Equipe Força Tática realizava patrulhamento na rua Barralândia, no beco 13, quando avistou o suspeito, que tentou fugir dos policiais, saltando por quintais de residências, sem êxito. Ao ser abordado o indivíduo estava trajando colete balístico e portando, em sua cintura, uma pistola calibre 9 milímetros, além de uma bolsa com várias porções de entorpecentes; balança de precisão; quatro celulares e dois carregadores de pistola.

Questionado acerca do material, o infrator confessou que atuava na prática do tráfico de drogas e que o armamento e o colete eram para segurança pessoal. Ele foi conduzido ao 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP). Na delegacia, foi comprovado que o envolvido tem passagem na polícia por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e roubo.

Companhia Interativa Comunitária 

Na ocorrência da 20ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), um homem, 43, foi preso com uma pistola G2c e 12 munições, na madrugada deste domingo (30), na avenida do Turismo.

Segundo a equipe da 20ª Cicom, a guarnição da viatura 6273 foi abordada por uma pessoa que informou sobre um indivíduo que havia sacado uma arma, tipo pistola, e que estava em um carro modelo Honda Fit, de cor azul, nas proximidades de uma casa de show.  Após a denúncia, os militares foram ao local indicado, avistaram o veículo e durante abordagem e revista foi encontrado o armamento.

Questionado sobre a origem da arma, o suspeito informou que o armamento pertencia a um amigo que era atirador esportivo. A ocorrência foi conduzida ao 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Denúncias

A Polícia Militar orienta à população que, ao tomar conhecimento de ações criminosas, informe imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.

Anúncio