Manaus – Mais de cinco mil botijas de gás de cozinha sem documentação foram apreendidas em em um porto, nas proximidades da Ponte Rio Negro, na zona oeste de Manaus, na última segunda-feira (9). Além das botijas, 84 mil litros de piche também foram apreendidos. De acordo com os policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), os ilícitos estão avaliados em mais de R$ 1 milhão.
- (Foto: Pelegrine Neto / SSP-AM)
- (Foto: Pelegrine Neto / SSP-AM)
- (Foto: Pelegrine Neto / SSP-AM)
- (Foto: Pelegrine Neto / SSP-AM)
- (Foto: Pelegrine Neto / SSP-AM)
Segundo o tenente Tiago Ribeiro, durante o patrulhamento fluvial foi avistada uma balsa identificada como Tomaz I, que transportava produto perigoso como GLP (gás liquefeito de petróleo) e piche. Ao ser abordado, o proprietário da embarcação não apresentou documentação que libera o transporte do material. “É uma carga muito perigosa e se faz necessário ter uma licença para transportar esse material, que em uma situação de sinistro, pode causar danos ambientais irreversíveis”, informou.
Ainda segundo o oficial, denúncias de crimes ambientais podem ser feitas via linha direta do batalhão (92) 98842-1553. “O batalhão ambiental está na rua 24 horas por dia, patrulhando as áreas da cidade para coibir a entrada de material ilícito”, afirmou Tiago Ribeiro.
A balsa e o material sem licença foram apreendidos. Ao todo, foram 5.820 mil botijas. O proprietário da embarcação foi detido e levado ao 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP), no bairro Santo Agostinho, para os procedimentos cabíveis.