Manaus – Uma embarcação do tipo pesqueiro foi apreendida, nesta quarta-feira (15), com 400 quilos de maconha tipo skunk, no município de Tefé (a 523 quilômetros a oeste de Manaus). Francisco Ferreira da Silva, 75, Gilmar Correa de Assis, 35, Gutembergue Ferreira da Silva, 53, Moisés Duarte Gomes, 51, e Patryck da Silva Ciabra, 18, foram presos e um adolescente de 16 anos foi apreendido.
De acordo com o delegado Rodrigo Torres, diretor do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), o grupo criminoso já era alvo das investigações que durou, aproximadamente, 30 dias. Ao todo, 13 policiais participaram da operação e ficaram em um ponto estratégico observando as diligências e conseguiram encontrar o entorpecente dentro da embarcação.
“A embarcação do tipo pesqueiro foi alugada pelos criminosos e o dono do barco não foi preso. O comandante da embarcação [Moisés] era o alvo principal e foi preso. A princípio, o grupo criminoso não tem participação com alguma organização criminosa no Estado. As investigações continuam ocorrendo em sigilo para descobrir outros participantes. Sobre as funções de cada participante, existia o transportador do barco, os que iam tomando conta das drogas e os que faziam a ligação do vendedor originário até o comprador final. O adolescente tem ligação direta com o comprador final e estava lá como vigilante da droga. Ele é filho do comandante da embarcação”, explicou o delegado.
As drogas foram recebidas pelos criminosos no município de Japurá (a 744 quilômetros a noroeste de Manaus) e transportadas para Tefé. Segundo ainda o delegado, a ação ocorreu no rio Solimões e a operação contou com apoio da Delegacia Fluvial (Deflu) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM).
Os indivíduos e os materiais apreendidos foram apresentados na Delegacia Interativa de Policia (DIP) de Tefé, para os procedimentos cabíveis.
Francisco, Gilmar, Gutembergue, Moisés e Patryck responderão por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e corrupção de menores. O adolescente responderá por ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas. Todos ficarão à disposição do Poder Judiciário.
Vídeos:
(Imagens – Carlos Gurgel D24am):