VÍDEOS: trio preso com carga roubada, atuava como ‘pirata nos rios’ do AM

Carga de três toneladas de equipamentos eletrônicos estava avaliada em em mais de R$ 2 milhões

Manaus – Amaury Ambrosio da Silva e Victor Nascimento de Souza foram presos e um adolescente de 16 anos foi apreendido durante operação que investigava grupo de ‘piratas’ nos rios Negro e Solimões. Com o trio a polícia apreendeu uma carga de quase três toneladas de equipamentos eletrônicos roubados de uma transportadora de Manaus. O material avaliado em mais de R$ 2 milhões estava dentro de um de caminhão da Defesa Civil da Prefeitura de Itacoatiara (a 176 quilômetros a leste de Manaus).

(Foto: Reprodução)

De acordo com o delegado Cícero Túlio, do 1º Distrito Integrado de Polícia Civil (DIP), os suspeitos integram um grupo de piratas do rio que custumam atacar embarcações nos rios Negro e Solimões. Ainda de acordo com o delegado, a carga que foi roubada na última segunda-feira de uma embarcação, seguiria para o Estado de São Paulo.

“Com as provas colhidas de que o grupo realizava assaltos em embarcações de carga oriundas dos portos da capital, iniciamos as investigações. Com o avanço, tomamos conhecimento de que, nesta madrugada, eles teriam atuado em mais um roubo de um barco que navegava nas proximidades do município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Na ocasião, eles subtraíram centenas de produtos eletrônicos”, informou o delegado.

Segundo a autoridade policial, a partir das informações colhidas, foi iniciado o monitoramento, identificado o trajeto que fariam e confirmado que parte dos materiais subtraídos já estava sendo transportada para Manaus, no compartimento de um caminhão.

blank

(Foto: Divulgação PC-AM)

“Conseguimos realizar um monitoramente dessa carga e aguardávamos a chegada desse material aqui em Manaus. Assim conseguimos abordar o caminhão na avenida Torquato Tapajós. A carga iria para Belém e de lá seguiria para São Paulo para pegar o mercado local lá. A maioria dos equipamentos são monitores de computador”, disse.

As investigações apontavam ainda que grupo criminoso agia de forma organizada, e além da carga, uma submetralhadora de fabricação caseira também foi apreendida.

Amaury e Victor responderão por roubo majorado, associação criminosa, corrupção de menores e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e ficarão à disposição da Justiça.

Já o adolescente responderá por ato infracional análogo aos mesmos crimes, exceto corrupção de menores. Ele foi encaminhado à Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai), e ficará à disposição do Juizado Infracional.

Veja vídeo:

Anúncio