Manaus – Alberto Neto (PL) e Maria do Carmo Seffair (Novo) oficializaram neste sábado (3), a pré-candidatura a prefeito e vice-prefeito respectivamente, na corrida para a vaga à Prefeitura de Manaus. A homologação ocorreu no Sesi Clube do Trabalhador, avenida Cosme Ferreira, 7399, bairro São José I, zona leste de Manaus.
Durante o evento, foi exibido um vídeo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), afirmando apoio à chapa da direita, em Manaus. No dia 23 de julho, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já havia anunciado, em Brasília, a chapa composta por Alberto Neto e Maria do Carmo para as eleições municipais deste ano.
“Tenho certeza que com essa dupla nós todos só temos a ganhar. Não é o município de Manaus, é o Brasil como um todo. Maria, prezado Alberto, boa sorte a vocês dois e a todos vocês de Manaus”, disse ele na ocasião.
Durante coletiva de imprensa, o pré-candidato Alberto Neto, apresentou como uma das propostas a redução da pobreza na cidade, revitalização do Centro Histórico, além de investir na geração de emprego. Neto aproveitou o momento para afirmar que não só de pinturas vive a capital amazonense, se referindo a gestão de David Almeida (Avante).
O parlamentar pontuou ainda que a atual gestão não tem transparência e, que onde não há transparência, há corrupção.
“Manaus é a quinta cidade mais rica do Brasil, há falta de amor, falta de compromisso e deixando claro que Manaus é a sexta capital menos transparente. Alcançar os dados da Prefeitura é muito complicado, não existe transparência na gestão municipal, onde não tem transparência, tem corrupção. Falta dipirona no posto de saúde, não tem vaga nas creches, o povo passa anos para conseguir um exame. Prefeito prometeu hospital e não fez, prometeu aumentar as vagas na creche e não fez, a mobilidade urbana não tem um projeto. Manaus tá devendo dinheiro ao governo federal por falta de projeto na nossa cidade”, disse Alberto Neto.
Aos apoiadores, Maria do Carmo, disse que população precisa ser ‘endeusada’ e não o contrário.
“Vocês precisam ser ‘endeusados’, precisam saber que vocês são a principal razão da existência de um político. Política é serviço, política é missão. E, eu abracei isso como uma missão”.
A empresária ainda enumerou três qualidades que, segundo ela acompanham Alberto Neto.
“A gente precisa de coragem pra fazer o que tem que ser feito, competência para executar o que deve ser feito e integridade para não ceder as pressões. O senhor reúne essas três condições”, concluiu Maria do Carmo.
As eleições municipais no Brasil ocorrerão no dia 6 de outubro, em caso de segundo turno, os eleitores retornam às urnas no dia 27 de outubro. Para esse ano serão escolhidos o prefeito, vice-prefeito e vereadores.
Conheça os candidatos:
Alberto Neto
Alberto Barros Cavalcante Neto, nasceu em 1982, em Fortaleza, Ceará. Ele é um policial militar e político brasileiro, filiado ao Partido Liberal (PL). Conhecido como capitão Alberto Neto, foi eleito deputado federal pelo Amazonas nas eleições de 2018, com 107.168 votos, e reeleito em 2022 com 147.821 votos, a segunda maior votação do Estado.
Buscando novos desafios, veio para Manaus, onde estudou, tornou-se Sargento Controlador de Voo da Aeronáutica. e em seguida policial militar. Alberto Neto tem dois filhos, frutos do seu primeiro casamento, Rayssa e Felipe. Hoje é casado com a soldado da PM Fernanda Rodrigues.
Capitão Alberto Neto foi aprovado no concurso de Oficiais da Polícia Militar do Amazonas e ingressou na Academia de Polícia Militar Coronel Neper de Alencar, em 2010, onde se tornou Bacharel em Segurança Pública, diploma conferido durante a Formação como Oficial da Polícia Militar.
É bacharelado em Direito – UNICID/Sp (2016), bacharelado em Segurança Pública– UEA/AM (2010), Controlador de Tráfego Aéreo – EEAR/FAB (2002), Pós-graduado em Ciências Jurídicas – UNICID/Sp (2015), Pós-graduado em Gestão Pública – UEA/AM (2014) e Pós-graduado em Docência no Ensino Superior – LaSalle/AM (2015).
Maria do Carmo Seffair
Maria do Carmo Seffair Lins de Albuquerque, nasceu em 1959, em Manaus, Amazonas. É empresária, contadora, professora, advogada e mãe de três filhos. Graduou-se em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Direito pela Universidade Nilton Lins. É Mestre em Direito Processual pela Universidade de São Paulo e Doutoranda em Direito pela PUC-Minas. Sua vida profissional sempre foi voltada para o desenvolvimento de sua cidade natal, por isso há 20 anos, juntamente com seu esposo Wellington Lins de Albuquerque, fundou em Manaus a Faculdade Fametro. Atualmente ocupa o cargo de Reitora do Centro Universitário Fametro – uma das maiores Instituições de Ensino do Norte/Nordeste do Brasil, é Mantenedora da Faculdade Santa Teresa, CEO do Centro Preparatório Jurídico-CPJUR, além de Gestora do novo Tropical Hotel e da Santa Casa de Misericórdia de Manaus.