ALE busca melhorar comunicação da casa

A modernização tecnológica e de comunicação do Parlamento estadual é um objetivos da atual legislatura, segundo o presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PSD)

Manaus –  A Assembleia Legislativa do Estado (ALE) iniciou processo de modernização da área de comunicação da Casa que envolve aquisição de equipamentos e alterações nos canais de comunicação. Segundo a ALE, as medidas visam tornar mais eficiente e próximos a comunidade o Legislativo Estadual.

Segundo a assessoria da ALE, a modernização é um objetivos marcas da atual Legislatura e um dos objetivos do presidente da Casa, deputado estadual Josué Neto (PSD). “As mudanças envolvem a melhoria da qualidade do áudio na transmissão de Rádio e TV, a modernização dos equipamentos de fotografia, as reformas estruturais no Plenário Ruy Araújo, a maior presença do Poder Legislativo nas redes sociais e alterações no Portal da Assembleia”, afirma a assessoria.

A linguagem e uso das redes sociais passam a ser dinâmicas e frequentes (Foto: Divulgação/ALE)

A criação do Conselho de Comunicação, formado por três diretores voltados para áreas específicas, foi considerado o primeiro passo na busca pela comunicação eficiente e transparente com a imprensa e a população em geral.
Depois disso, a programação da TV ALE passou por alterações, com destaque para a mudança de horário do Aleam Notícias, que antes era transmitido às 21h30 e foi antecipado para as 17h, com reprise às 21h30m.

A medida, de acordo com o coordenador Saulo Borges, se deu com o intuito de antecipar as notícias em um horário mais próximo ao dos telejornais convencionais.

A Rádio ALE, filiada à Rádio Senado (106.9 FM) passa a disponibilizar conteúdo também via iCloud (sistema de armazenamento em nuvem desenvolvido pela Apple Inc).

Nos próximos dias a transmissão do Jornal Amazonas Notícias será realizada ao vivo, das 08h às 09h e das 17h às 18h, contendo notícias, previsão do tempo, hora certa e informações sobre o trânsito.

Rádio e Portal

Um novo transmissor também permitiu ampliar o sinal da Rádio, garantindo a transmissão de qualidade em toda a região metropolitana. A tendência, de acordo com o coordenador da Rádio, João Sant’Anna, é dinamizar o material, trazendo um formato mais ágil e objetivo.

O portal da Assembleia é outro meio de comunicação que vai passar por atualizações. Com a ideia de trabalhar os recursos disponíveis de áudio e vídeo, o portal já vem sofrendo modificações para torná-lo mais claro e acessível.

Jack Serafim, um dos diretores do Conselho de Comunicação, falou sobre a intenção de deixar o portal o mais objetivo possível.

“A ideia é de um portal simples, para que qualquer pessoa possa encontrar com facilidade aquilo que busca. Inclusive a nossa ideia é que ele seja prático para manusear tanto pelo computador quanto pelo celular, com ícones fáceis e a estrutura mais simples possível. Tudo isso vai contribuir para que a nossa comunicação seja a pioneira em informar os outros meios de comunicação externas”, afirmou o diretor.

A mudança na estrutura da Assembleia também foi pensada para beneficiar a imprensa. Com a reforma do Plenário, o ambiente ficou mais claro e com uma sensação de amplitude maior, possibilitando melhores imagens, tanto fotográficas quanto audiovisuais. O aumento do número dos telões no espaço do Plenário permite que os jornalistas possam acompanhar melhor as Sessões, assim como as janelas das salas de imprensa maiores, que ampliam o raio de visão dos repórteres que fazem as coberturas jornalísticas.

Essas mudanças estruturais foram comentadas pelo presidente Josué Neto. “A nova estrutura do plenário vai melhorar o trabalho da imprensa e agora queremos não apenas uma maior divulgação das atividades da Casa, como um enfoque mais democrático a todos os posicionamentos políticos. Toda a Comunicação está voltada a todos os parlamentares, por isso pedimos transparência e seriedade ao Conselho de Comunicação”, afirmou.

Outra mudança feita na comunicação da Assembleia foi na linguagem e uso das redes sociais, hoje, muito mais dinâmicas e frequentes.
Os fotógrafos da Casa também comemoram a chegada de novas câmeras, lentes e flashes após anos de defasagem tecnológica.

As novas câmeras devem possibilitar uma maior qualidade no trabalho dos fotógrafos, pois possuem recursos de luz que possibilitam fotos de qualidade em locais menos iluminados mesmo sem o uso do flash, segundo o gerente do setor, Edmar Perrone.