ALE cobra explicação de David da prestação de contas de 2017

Em 2017, David Almeida governou o Estado entre maio e outubro daquele ano e já foi notificado que terá que apresentar sua prestação de contas

Manaus- O prefeito de Manaus David Almeida terá que explicar para a Assembleia Legislativa do Estado (ALE) sua prestação de contas quando atuou interinamente como governador do Estado em 2017.

(Foto: Divulgação/ ALE)

No último dia 30, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da ALE recebeu requerimento do deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) em que exige que o ex-governador, José Melo, apresente a prestação de contas referente ao exercício de 2017 durante seu mandato.

Em 2017, o atual prefeito de Manaus David Almeida, governou o Estado entre maio e outubro daquele ano e já foi notificado que terá que apresentar sua prestação de contas para análise do Parlamento Estadual.

No documento consta que “a solicitação como parte do processo democrático e da gestão pública responsável, é essencial que todas as autoridades prestem contas de seus atos e do uso dos recursos alocados. Além disso, essa notificação oferece ao ex-governador (José Melo) a oportunidade de exercer seu direito de defesa e esclarecimentos sobre eventuais questionamentos que possam surgir durante a análise das contas”.

Ressalvas

Em dezembro de 2018, o Tribunal de Contas do Estado (TCE), aprovou, por maioria de votos, as contas do governo do Estado de 2017. Com característica considerada atípica pelo relator do processo, conselheiro Júlio Pinheiro, em virtude de três administrações (José Melo, David Almeida e Amazonino Mendes) no mesmo ano, as contas foram aprovadas com 30 determinações e ressalvas.

Na época, o relator do processo, Júlio Pinheiro votou pela reprovação das contas anuais na integralidade, o que envolvia os períodos de José Melo, David Almeida e o do governador Amazonino Mendes, mas foi acompanhado somente pelo conselheiro Júlio Cabral e pelo conselheiro-substituto Mário José de Moraes Costa Filho.