Alunos amazonenses do RenovaBR farão ação simultânea neste sábado

Participantes do projeto de renovação do Brasil vão revitalizar praças, parques, creches e quadras esportivas, em diversos pontos de Manaus

Manaus – Alunos do curso de novos políticos do RenovaBR, selecionados a partir de uma seleção de 31 mil inscritos, farão neste sábado (5), a partir das 8h, uma mobilização simultânea em diversos pontos do Estado, para revitalizar praças, parques, creches, quadras esportivas e outros equipamentos públicos em mau estado. O exercício coletivo será realizado por 1,4 mil alunos – cidadãos comuns, com diferentes profissões, origens e ideologias – que têm a intenção de disputar as eleições de 2020.

O objetivo do projeto é testar a capacidade de mobilização dos interessados em entrar para a política no próximo ano (Foto: Divulgação)

As atividades propostas pelos alunos passam por áreas como educação, saúde, meio ambiente, transporte, inclusão e tecnologia. E o objetivo é impactar positivamente as cidades e testar a capacidade de mobilização dos alunos do RenovaBR, que pretendem entrar para política no próximo ano.

Em Manaus, a aluna do RenovaBR Juliana Afonso adianta que realizou, ao longo desta semana, uma ação de conscientização e sensibilização de estudantes para o uso da bicicleta como meio de transporte, incentivando-os a utilizá-la para ir à faculdade, ressaltando os benefícios para a saúde psíquica, mental, financeira e também para a convivência urbana. E, neste sábado, haverá um passeio ciclístico pelo bairro Dom Pedro, na zona centro-oeste da cidade, com alunos e vizinhança, e apoio do Pedala Manaus. A iniciativa contemplará o lançamento do projeto Unibike, que vai incentivar os alunos universitários a irem às aulas de bike.

Já Felipe Balieiro pretende ajudar a associação de idosos Vitória Alegre, que atende no bairro Grande Vitória, zona norte de Manaus, mais de 200 pessoas. “Vamos reformar a sala sede da associação, com pintura, piso, ar-condicionado, fazer uma limpeza no pátio externo e doar material para a atividade de ginástica e desporto deles”, adianta o aluno do RenovaBR.

No bairro Colônia Antônio Aleixo, o empresário e engenheiro ambiental Gustavo Picanço irá revitalizar, pintar, reformar e arborizar a praça da comunidade, que é utilizada de forma direta por mais de 10 mil moradores da localidade. A ação iniciará às 9h e vai mobilizar toda a comunidade para realizar a ação. “Pretendemos devolver um espaço alegre, lúdico e agradável aos moradores do local”, diz Gustavo.

E, no conjunto Aruanã, no bairro Compensa, zona centro-oeste, haverá a revitalização de duas áreas, que incluem hortas externas, brinquedoteca e biblioteca. O ato será comandado pela servidora pública e advogada Wanessa Pacheco.

As 1,4 mil ações vão acontecer simultaneamente e serão realizadas por alunos do RenovaBR com os mais diferentes perfis políticos. Os matriculados pertencem a 30 partidos e outros 40% deles ainda nem sequer escolheram a legenda para concorrer às eleições municipais de 2020.

Para o fundador do RenovaBR, Eduardo Mufarej, o projeto é uma oportunidade para que os alunos, e futuros candidatos, mostrem que podem transformar a vida da população por meio de pequenas ações.

“Quem pretende ocupar um cargo político precisa provar que está comprometido com a população e com as cidades onde vivem. E, mais do que isso, esses futuros políticos necessitam comprovar que conseguem mobilizar as pessoas que estão próximas, transformar seus bairros e, mesmo em uma escala ainda pequena, mudar para melhor a realidade da população”, destaca.

Curso

O Instituto RenovaBR seleciona e prepara pessoas do Brasil inteiro para renovar quadros e, sobretudo, práticas da política brasileira. Não importam partido e posicionamento, a prioridade do RenovaBR é capacitar pessoas dispostas a dialogar e que tenham comprometimento ético. O RenovaBR foi fundado em outubro de 2017 e formou 133 lideranças políticas. Desse total, 17 foram eleitas em 2018. Na ocasião, os seus integrantes receberam mais de 4,5 milhões de votos.

Anúncio