Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve realizar, nesta terça-feira (22), novos exames de ressonância magnética após ter sofrido uma queda no banheiro do Palácio da Alvorada, em Brasília. Apesar do acidente doméstico, ocorrido no último sábado (19), o chefe do Executivo está bem, de acordo com integrantes do governo.
Os exames devem ser feitos em um hospital de Brasília e seguem o protocolo para acidentes do tipo. Lula é observado pela equipe médica, composta pelos profissionais Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, sendo autorizado a retomar as atividades de rotina.
“O presidente está muito ativo, superbem, mantendo contato diretamente com o ministro Mauro Vieira [Itamaraty], que está na reunião dos Brics, na Rússia […] O presidente, em nenhum momento, perdeu qualquer nível de consciência, [ou teve] desorientação. Ele mesmo que, ao cair, procurou fazer contato com a equipe do Palácio do Alvorada de primeiros cuidados. É algo muito positivo em acidente como esse”, disse Padilha.
No fim da tarde do último sábado (19), Lula caiu no banheiro no Palácio da Alvorada, foi levado à unidade de um hospital particular, onde o ferimento na nuca foi tratado. O presidente levou cinco pontos no local. Após o atendimento médico, ele foi liberado. No dia seguinte, retornou ao hospital para novos exames. De acordo com membros do governo, o petista não perdeu a consciência.
Segundo o boletim médico, o presidente está temporariamente impedido de realizar voos longos. O Palácio do Planalto cancelou então a viagem de Lula para a Rússia, onde iria participar da Cúpula dos Brics. A delegação brasileira é chefiada pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.