Após ser condenada, Zambelli deixa o Brasil e diz que pedirá licença do mandato

Carla Zambelli foi condenada a dez anoas de prisão por invasão ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

Europa – A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) afirmou nesta terça-feira (3) que deixou o Brasil e está na Europa há alguns dias em busca de um tratamento médico. A parlamentar foi condenada a dez anoas de prisão por invasão ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela ainda foi condenada à perda do mandato, mas pode recorrer.

(Foto: © Lula Marques/ Agência Brasil)

Em entrevista a um canal no Youtube, a parlamentar disse que pedirá licença não remunerada do mandato. “Estou fora do Brasil já faz alguns dias. Vim, a princípio, buscando um tratamento médico que já fazia aqui. Agora, vou pedir para que possa me afastar do cargo. Vou me basear na europa. Tenho cidadania europeia. Não é um abandono do país. Não é desistir da minha luta. Muito pelo contrário: é resistir. Poder continuar falando o que quero falar”, afirmou.

A deputada mencionou Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao falar sobre a possibilidade de pedir uma licença não remunerada e afirmou ainda que escolheu o continente como destino para poder atuar pelo fortalecimento da direita nos países da região.

“Tem essa possibilidade na Constituição. Acho que as pessoas conhecem um pouco mais essa possibilidade hoje em dia porque foi o que o Eduardo [Bolsonaro] fez também. Passo a não receber mais o salário e o gabinete vai ser ocupado pelo meu suplente. O caminho nos Estados Unidos já está asfaltado (pelo Eduardo Bolsonaro e pelo Paulo Figueiredo). É justamente por isso que estou escolhendo a Europa. Lá a gente precisa de alguém que fale espanhol para conversar na Espanha, português para falar em Portugal, inglês para conversar com a Inglaterra. Eu tenho um italiano ainda não tão bom, mas vou desenvolver”,declarou.

Em 15 de maio, a deputada foi condenada pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a dez anos de prisão mais multa de R$ 2 milhões, que deve ser paga em conjunto com o hacker Walter Delgatti Neto, por invasão ao CNJ.

hacker foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão no mesmo processo.

Eleições

Carla Zambelli responde a outro processo criminal no STF. Em agosto de 2023, Zambelli virou ré no Supremo pelo episódio em que ela sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

A perseguição começou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.