Bolsonaro cumpre agenda positiva, nesta quinta-feira, em Manaus

A visita a capital servirá para indicar apoio ao modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), um dos principais alvos do governo federal, o que tem causado reação dos políticos do Amazonas

Manaus – O presidente da República, Jair Bolsonaro, faz a primeira visita a Manaus, nesta quinta-feira (25), após ter sido eleito, há quase oito meses. A vinda tem uma agenda positiva e servirá para indicar apoio ao modelo Zona Franca de Manaus (ZFM), um dos principais alvos do governo federal, o que tem causado reação dos políticos do Amazonas.

O presidente participará da 287ª Reunião Ordinária do Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CAS). O colegiado é responsável pela aprovação de incentivos fiscais de projetos de implantação e diversificação da indústria. O evento também contará com a presença do ministro da Economia, Paulo Guedes, e será realizado, a partir de 10h, no auditório da Suframa, no Distrito Industrial, zona sul de Manaus.

Na reunião, que será presidida por Bolsonaro, devem ser analisados 88 projetos industriais, sendo 26 de implantação e 62 de ampliação, atualização ou diversificação. Juntos, os projetos somam US$ 626.917 milhões em investimentos totais nos primeiros três anos de funcionamento das linhas de produção, com a geração de 3,5 mil novos postos de trabalho e previsão de faturamento na ordem de US$ 3.605 bilhões. Entre os projetos mais importantes está o da chinesa Yellow, para a produção de patinetes de compartilhamento, atualmente em operação em capitais do Sudeste.

A 287ª Reunião Ordinária é a primeira de 2019 – a partir da reformulação do Conselho por meio do Decreto nº 9.912, do dia 10 de julho – e também será a primeira nos últimos dez anos a contar com a presença de um presidente da República.

Como na visita em dezembro de 2017, quando foi patrono de uma formatura, Jair Bolsonaro vai prestigiar o Colégio Militar da Polícia Militar (Foto: Reinaldo Okita/GDC/Arquivo)

Colégio da PM

Bolsonaro aproveita a estada na capital amazonense e segue uma agenda de prestigiar as instituições militares. Em dezembro de 2017, antes mesmo de ser candidato oficial, foi o patrono da formatura de uma turma do Colégio Militar da Polícia Militar 1 (CMPM 1), em Petrópolis, zona sul.

Nesta quinta, o presidente participa, às 9h, de uma solenidade no Colégio Militar da Polícia Militar 5 (CMPM 5) Ten. Cel. Cândido José Mariano, no Parque das Laranjeiras, bairro Flores, zona centro-sul. Junto com o governador Wilson Lima, o presidente fará a entrega de certificados e medalhas aos estudantes amazonenses premiados na Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteiras (OIMFS), realizada no dia 17 de julho, no Japão.